David Delgado vence etapa 3 do GP Douro Internacional fruto da sua persistência!
Após várias iniciativas ao ataque nos primeiras duas etapas, David Delgado (Equipo Cortizo) foi o grande vencedor da terceira etapa do Grande Prémio Douro Internacional depois de aguentar os últimos 18km dos 161.6km que ligaram Pinhão a Alijó isolado. O grupo dos favoritos chegou 15s depois, com o camisola amarela Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) a ser terceiro, hoje batido ao sprint por Tiago Antunes (Efapel Cycling), que foi segundo.
A terceira tirada do GP Douro Internacional estava marcada como uma das mais complicadas no papel, e os 161.6km prometiam muita ação e espetáculo. À partida de Pinhão, Jesus Del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) não esperou muito para atacar a solo e rapidamente mais corredores fizeram a ponte. Ao fim de 20km, o corredor espanhol já estava acompanhado por mais 5 ciclistas, Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Keegan Swirbul (Efapel Cycling), André Ramalho e Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Carlos Gutierrez (Equipo Cortizo). Os seis construíram uma vantagem de 1:30 para o pelotão que era liderado pela Glassdrive – Q8 – Anicolor.
Del Pino não estava satisfeito, e voltou a atacar, fazendo a “fuga da fuga”, e distanciou-se a mais de 3min do pelotão, vencendo a primeira categoria de Linhares, ao km 36.8 e o sprint intermédio de Carrazeda de Ansiães, ao km 46.6. Na subida, Caixas foi segundo, e no sprint foi Carvalho a ter a mesma posição, os dois para defenderem as respetivas lideranças. Ao km 64, o grupo intermédio já havia sido alcançado pelo pelotão, enquanto del Pino construía uma vantagem, que 20km depois chegava aos 2:45. Ao km 94, del Pino passava em primeiro na segunda categoria em Alijó, e Caixas voltava a ser segundo para defender a sua camisola da montanha.
A pouco mais de 50km do fim, veríamos uma nova situação de corrida, com Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), David Delgado, Carlos Gutierrez e Vojtech Kminek (Equipo Cortizo) a alcançarem Del Pino na frente da corrida. No pelotão, a Glassdrive – Q8 – Anicolor acelerou o motor do comboio, e aos poucos as distâncias foram ficando mais curtas.
Com o aumentar de velocidade, o grupo na frente foi perdendo unidades, e a menos de 20km da meta já só era David Delgado o único sobrevivente. O espanhol foi bastante persistente, tal como tinha feito nas anteriores etapas deste Grande Prémio e lutou até ao fim para vencer a etapa. Missão cumprida! Delgado chegou a solo e alcançou finalmente o triunfo, com o grupo de favoritos composto por 15 ciclistas a chegar 15s depois, vendo Tiago Antunes a bater Luís Mendonça pelo segundo lugar.
Com os resultados do dia, Luís Mendonça mantém a liderança da geral, tendo agora 22s sobre Joaquim Silva (Efapel Cycling) e 23s sobre Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO), e também da classificação por pontos. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) é mais líder na juventude , Rodrigo Caixas permanence líder da montanha e Gonçalo Carvalho continua líder dos sprints intermédios. A Glassdrive – Q8-Anicolor lidera coletivamente.
A quarta e penúltima etapa deste GP terá partida e chegada em Resende, com dois prémios de montanha pelo intermédio da segunda metade da corrida, mas a chegada é prevista ser discutida ao sprint.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Miguel Pereira/Global Imagens