Felix Gall estreia-se a vencer no World Tour na etapa 4 do Tour de Suisse e é o novo líder da geral!
O austríaco Felix Gall (AG2R Citroen Team) venceu a quarta etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 152.5km entre Monthey e Leukerbad, batendo o belga, Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) por 1:02 e o dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) por 1:03.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 105km do fim, Jhonatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Kevin Vermaerke (Team DSM), Nikias Arndt (Bahrain Victorious), Daryl Impey (Israel – Premier Tech), Luca Mozzato (Team Arkéa-Samsic), Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny), Lluís Mas (Movistar Team), Stan Dewulf (AG2R Citroen Team) e Kristian Sbaragli (Alpecin-Deceuninck) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A cerca de 68km do fim, Gino Mader (Bahrain Victorious) atacou, nos primeiros kms da primeira contagem do dia, e o suíço conseguiu juntar-se ao grupo da frente. A 56km do fim, na primeira contagem do dia, Eenkhoorn foi buscar a pontuação máxima. Mozzato perdeu o contacto com o grupo da frente. A 35km do fim, na segunda contagem do dia, Eenkhoorn foi novamente buscar a pontuação máxima.
A 20km da meta, Gall e Mikael Chérel (AG2R Citroen Team) atacaram. Dewulf esperava pelos dois. Chérel ajudou o austríaco durante uns metros e abriu para o lado e Dewulf também deu uma pequena ajuda a Gall que se conseguiu juntar ao grupo da frente. O austríaco continuou com um forte ritmo e Narvaez foi o único que o conseguiu seguir, mas o equatoriano acabou por ceder a 18km da meta. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) não tinha capacidade para seguir o grupo dos favoritos.
Logo a seguir, Romain Bardet (Team DSM) atacou e juntou-se ao seu colega de equipa Vermaerke que impunha um ritmo alto. Poucos metros depois, Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Cian Uijtdebroeks e Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe), Wilco Kelderman (Jumbo – Visma), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) e Mattias Skjelmose Jensen juntaram-se a Bardet. Evenepoel foi a seu ritmo e alcançou o grupo de Bardet. Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) e Oier Lazkano (Movistar Team). também reentraram no grupo de Bardet. Poucos metros depois, Bilbao atacou. Evenepoel passou algumas dificuldades mas o belga conseguiu reentrar no grupo numa pequena descida. Gall tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre este grupo.
A 8.4km da meta, Lazkano atacou e tentava alcançar Gall. Poucos metros depois, o espanhol foi alcançado. Logo a seguir, Bardet atacou e o francês tentava alcançar Gall. A 5.6km da meta, Kelderman atacou e o neerlandês conseguiu fazer a ponte para Bardet. Poucos kms depois, Bilbao atacou e juntou-se a Kelderman e Bardet. Gall foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia e o austríaco tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre o grupo perseguidor. A cerca de 3km da meta, perto do topo da subida, Skjelmose Jensen, Evenepoel, Uijtdebroeks, Schachmann, Tejada e Moniquet juntaram-se aos três perseguidores.

Gall continuou com o seu ritmo e o austríaco conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour. Bardet atacou nos metros finais, mas o francês acabou por ser alcançado por causa do forte ritmo imposto por Skjelmose Jensen. Nos últimos metros, Evenepoel atacou e o belga conseguiu ser segundo a 1:02. Skjelmose Jensen completou o pódio e cruzou a linha de meta a 1:03. Uijtdebroeks continua a mostrar o seu potencial ao conseguir ser 4º a 1:05. Kelderman e Bilbao foram 5º e 6º, respetivamente ambos a 1:05. Bardet foi 7º a 1:07, o francês acabou por pagar o ataque que fez nos metros finais.
Moniquet e Tejada fizeram uma boa etapa e conseguiram ser 8º e 9º, respetivamente. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) fez mais uma boa etapa e o jovem americano conseguiu ser 13º a 1:51. Ayuso chegou Sheffield e foi 14º.
Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 48º a 14:27.
Gall é o novo líder da classificação geral e da juventude e o austríaco tem 2s de vantagem sobre Skjelmose Jensen e 16s sobre Evenepoel. Wout Van Aert (Jumbo – Visma) manteve a liderança da classificação por pontos e Calmejane é o novo líder da classificação da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images