Dylan Groenewegen vence etapa inaugural do Tour of Slovenia e é o primeiro líder!

O neerlandês Dylan Groenewegen (Team Jayco – AlIla) venceu ao sprint a primeira etapa do Tour of Slovenia e conquistou a quinta vitória da temporada, após ter batido ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o italiano Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team). Com a vitória, Groenewegen é o primeiro líder da corrida.

A primeira etapa do Tour of Slovenia distanciou-se por 189.5km, com partida em Celje e chegada em Rogaška Slatina. Os primeiros ataques surgiram por parte de Andrea Garosio (EOLO – Kometa), Teo Pečnik (Cycling Team Kranj) , Bostjan Murn (Adria Mobil) e Tomáš Kalojíros (RRK Group – Pierre Baguette – Benzinol), a 176km do fim, que compuseram a fuga do dia

No sprint intermédio em Braslovče, ao km 32.6, Tomáš Kalojíros bonificou 3s. A jornada decorreu tranquilamente e sem grandes sobressaltos até chegarmos à unica subida do dia. Na contagem de quarta categoria em Žička Kartuzija, com 1.6km a 6.2%, a Team Jayco – AlUla impunha o ritmo no pelotão, numa passada confortável para Groenewegen, enquanto na frente Pečnik perdia o contacto devido à intensidade da subida. Garosio atacou para ser primeiro na contagem de montanha e conseguiu o único ponto disponível, sendo assim o primeiro líder da montanha. A 64km da meta, o esloveno já em posição intermédia foi alcançado pelo pelotão.

No segundo sprint intermédio em Sentjur, a 57km do fim, Murn foi primeiro, e pouco depois sucederam várias quedas no pelotão, com Alex Martín e Fernando Tercero (EOLO – Kometa), Alessandro De Marchi (Team Jayco – AlUla) e Raúl García Pierna (Equipo Kern Pharma) envolvidos . No sprint intermédio em Smarje pri Jelsah, a 37km do fim, Murn voltou a ser primeiro, ele que já seguia a solo na frente, enquanto Garcia Pierna conseguia ser segundo apesar da queda.

Murn era apanhado pouco depois e a 30km da meta, Sebastian Schönberger (Human Powered Health) atacou e tentou seguir isolado, mas não teve sucesso. 9km depois, Alessandro Santaromita (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè) e Negasi Haylu Abreha (Q36.5 Pro Cycling Team) caíram. Alessandro Fedeli (Q36.5 Pro Cycling Team) e Lukas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) atacaram com 16km por percorrer e ainda estiveram algum tempo na frente, recebendo depois a companhia de Alessandro Tonelli (Green Project – Bardiani CSF – Faizanè), que havia atacado 4km depois da dupla. A 5km da meta, a Bahrain Victorious procurava fechar o espaço para o grupo, na tentativa de levar a discussão da vitória para o sprint.

Num final bastante rápido, o grupo da frente acabou por “morrer na praia”, quando a 300m da linha de meta foi alcançado pelo pelotão, que vinha completamente embalado para o sprint. Num duelo que se revelou quase um “mano a mano”, foi Dylan Groenewegen a levar a melhor sobre a concorrência, deixando Phil Bauhaus no segundo posto e Matteo Moschetti a completar o pódio, alcançando assim a sua vitória número 5 em 2023.

O único português em prova, Rui Oliveira (UAE Team Emirates), chegou no mesmo tempo do vencedor, na 19ª posição e é 22º na geral,  a 10s do neerlandês.

Dylan Groenewegen é assim o primeiro líder da geral e da classificação por pontos do Tour of Slovenia. Raúl Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma) é o melhor jovem e Andrea Garosio lidera a montanha. A Caja Rural – Seguros RGA é a primeira líder coletiva.

Dylan Groenewegen é o primeiro líder do Tour of Slovenia! (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Tour of Slovenia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock