King Kung bate Evenepoel e Van Aert e é o primeiro líder do Tour de Suisse!
O suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ) venceu a primeira etapa do Tour de Suisse, um contrarrelógio de 12.7km com partida e chegada em Einsiedeln, batendo os belgas Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Wout Van Aert (Jumbo – Visma) por 6s e 10s, respetivamente.
O contrarrelógio começou com Connor Swift (Ineos Grenadiers) que marcou o tempo de 14:19. Pouco tempo depois, Romain Grégoire (Groupama-FDJ) voltar a mostrar o seu potencial ao marcar um novo melhor tempo de 14:06. Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula) vinha a andar bem e o italiano marcou o tempo de 13:51. Neilson Powless (EF Education-EasyPost) esteve abaixo das espectativas e marcou o tempo de 14:17.
Na primeiro parte do percurso, o vento acabou por mudar de direção e começou a favorecer os ciclistas que partiam mais tarde. Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) estava a ganhar tempo a Sobrero no primeiro intermédio, mas o italiano perdeu na segunda parte do percurso e marcou o tempo de 13:59. Ben Tulett (Ineos Grenadiers) esteve abaixo das espectativas e marcou o tempo de 14:15. Gino Mader (Bahrain Victorious) e Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) marcaram os tempos de 14:27 e 14:31, respetivamente.
Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) vinha a voar e o americano marcou um grande tempo de 13:42. Johan Price-Pejtersen (Bahrain Victorious) também voltou a mostrar o seu potencial ao conseguir marcar um belo tempo de 13:48. Wilco Kelderman (Jumbo – Visma) está a voltar de lesão e o neerlandês marcou apenas o tempo de 14:23. Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) marcou um bom tempo de 13:54. Jay Vine (Bahrain Victorious) também marcou um bom tempo de 13:58.
Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) marcou um sólido tempo de 14:00. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) marcou o tempo de 14:08. Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe) e Ion Izagirre (Cofidis) acabaram por ambos marcar o tempo de 13:58. Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost) ainda não está na sua melhor forma nesta temporada, mas ainda assim marcou um bom tempo de 13:51.
Logo a seguir, Stefan Kung vinha a andar muito bem e o suíço acabou por marcar o melhor tempo do dia de 13:31. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) marcou apenas o tempo de 14:29. Wout Van Aert vinha a andar bem e o belga, que ainda não está na sua força máxima, marcou o tempo de 13:41. Remco Evenepoel também estava a andar bem, mas o belga acabou por ficar a 6s de Kung.
Romain Bardet (Team DSM) até se salvou e o francês marcou o tempo de 14:10. Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) estava a andar muito bem e marcou um belo tempo de 13:50. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) marcou um bom tempo de 13:56. Joel Suter (Tudor Pro Cycling Team) foi o último a partir e marcou o tempo de 13:58.
Rui Costa acabou por ser 72º a 58s de Kung.
Kung é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Evenepoel é o primeiro líder da juventude.
Evenepoel foi o melhor favorito à geral na etapa. O belga tem 13s de vantagem sobre Skjelmose Jensen, 19s sobre Ayuso, 21s sobre Vine, 23s sobre Lutsenko, 31s sobre Bilbao, 33s sobre Bardet, 40s sobre Powless, 46s sobre Kelderman, 50s sobre Mader e 54s sobre Higuita.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images