Dominador Jonas Vingegaard conquista Critérium du Dauphiné! Giulio Ciccone vence etapa final!
O italiano Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) venceu a oitava etapa do Critérium du Dauphiné, após atacar da fuga na penúltima subida do dia, num dia em que Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) foi coroado como o grande vencedor da prova francesa, que conquista pela primeira vez e onde mostra que está pronto para o Tour de France!
A etapa final do Dauphiné começou por ser bastante atacada, com tentativas de fuga por parte de David Gaudu (Groupama – FDJ), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Giulio Ciccone, mas a Jumbo – Visma não deixou hipóteses a estes. Uns kms mais tarde formou-se a fuga do dia com 9 ciclistas, com Julian Alaphilippe e Giulio Ciccone a voltarem a estar na frente. Tiesj Benoot (Jumbo – Visma), Franck Bonnamour (AG2R Citroën Team), Nelson Oliveira (Movistar Team), Matteo Trentin (UAE Team Emirates), Victor Campenaerts (Lotto Dstny), David de la Cruz (Astana Qazaqstan Team) e Clément Champoussin (Team Arkéa – Samsic) eram os homens que os acompanhavam.
Na primeira contagem de montanha do dia, no Col de Pinet, foi o líder da montanha, Campenaerts, a passar à frente de toda a gente, algo que viria voltar a acontecer na seguinte contagem montanha, no Col des Mouilles, numa altura em que a Bora – Hansgrohe se juntava à Jumbo – Visma no trabalho de controlar o pelotão.
Na passagem pelo sprint intermédio em Pontcharra, era Campenaerts quem passava na frente, batendo todos os colegas da fuga, inclusive Trentin que foi o segundo a passar. À entrada do Col du Granier o pelotão acelerava com Jumbo – Visma e a INEOS Grenadiers aos comandos, e iam eliminando ciclistas que poderiam ser candidatos à etapa como David Gaudu, Richard Carapaz, Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) e Mikel Landa (Bahrain Victorious), que perderam contacto do pelotão ainda bastante cedo na corrida, apesar de o equatoriano e o espanhol ainda terem voltado pouco depois.
A 50km do fim atacava Jonathan Castroviejo (INEOS Grenadiers), de modo a fazer ponte para quem estava na frente, o que veio a conseguir 20km depois. Na contagem de montanha do Col du Granier, foi Tiesj Benoot a levar a melhor sobre os restantes. No Col du Cocheron, contagem de montanha que se sucedeu, era o belga que voltava a passar na frente.
À entrada da penúltima subida do dia, a UAE Team Emirates começava a controlar o pelotão e a eliminar alguns ciclistas, enquanto na frente Julian Alaphilippe atacava, seguido por Giulio Ciccone. Na altura que Ciccone atacava e deixava para trás o francês, Adam Yates (UAE Team Emirates) atacava no grupo dos favoritos para tentar que Jonas Vingegaard perdesse algum tempo, mas o dinamarquês defendeu-se bastante bem. Os dois rapidamente foram apanhados pelos restantes adversários, principalmente devido a um grande trabalho de Jai Hindley (Bora – Hansgrohe).
A 17km do fim, atacou Antonio Pedrero (Movistar Team) para tentar fazer a ponte para a frente, mas o espanhol foi apenas alcançado no muro final. Enquanto isso, no Col du Porte, Ciccone passava na frente, aproximando-se da camisola da montanha, a qual a viria a ganhar no fim do dia! A descida até à subida final fez-se tranquilamente, já que ninguém queria arriscar perder a corrida, e isso contribuiu para que Ciccone fosse progressivamente aumentando a sua vantagem.
Na última subida Majka (UAE Team Emirates) assumiu o trabalho no grupo dos favoritos, após Tiesj Benoot terminar o seu trabalho, de modo a ajudar Adam Yates a atacar no final. A mexida, porém, foi de Jonas Vingegaard, que atacou deixando toda a gente para trás. Ciccone já estava inalcançável, e chegou mesmo à vitória, com o dinamarquês a ser segundo, a 23s, e a ser consagrado o grande vencedor final. Adam Yates foi terceiro, a 33s, e assegurou o segundo posto na geral, e Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) quarto, garantindo assim o pódio na geral.
Na etapa, Nelson Oliveira foi 45º, a 14:20 do vencedor, e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 95º a 28:59º. Na geral, Nelson acabou em 49º a 56:49 de Vingegaard e Ivo em 114º a 01:55:17.
Após a etapa final, Vingegaard venceu a classificação geral, Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) venceu a classificação da juventude, Cristophe Laporte (Jumbo – Visma) venceu a classificação por pontos, Giulio Ciccone venceu a classificação da montanha, e na classificação por equipas venceu a INEOS Grenadiers!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com