Luís Gomes vence etapa 1 do GP Abimota! Rafael Reis segue na liderança!

Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) venceu a primeira etapa em linha do 43º Grande Prémio Abimota, uma ligação de 175km entre Oleiros e Vouzela, batendo ao sprint o argentino Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e o compatriota Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car)! Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi oitavo e permanece na liderança da geral após a vitória no prólogo de abertura.

A segunda etapa do Grande Prémio Abimota trouxe uma jornada difícil ao pelotão com várias metas de montanha ao longo do caminho que ligou Oleiros a Vouzela. Com as principais subidas colocadas na primeira fase do dia, o pelotão viu a primeira fuga surgir logo nos primeiros kms, com Helder Gonçalves (Kelly – Simoldes – UDO) e Emanuel Duarte (Efapel Cycling) a ganharem algum espaço sobre o pelotão. Foi o ciclista da Kelly o primeiro na terceira categoria do Alto de Portela do Fôjo.

Pouco depois, os dois receberiam a companhia de João Medeiros (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) e Venceslau Fernandes (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), e assim se compunha a fuga do dia. A segunda subida estava colocada ao km 41.7, e foi desta feita Emanuel Duarte a levar a melhor na segunda categoria do Alto de Alvares, com o ciclista da Kelly a ser segundo. O mesmo cenário sucedeu ao km 70.5, no Alto do Olho Marinho, já após o primeiro sprint intermédio do dia, em Góis ao km 59.3, ganho por Venceslau Fernandes.

Ao km 112.6, na terceira categoria do Alto da Felgueira, a fuga já se tinha dizimado, restando apenas Emanuel Duarte na frente, que voltou a ser primeiro e assim garantiu a subida ao pódio no final do dia. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) ainda saltou do pelotão para ser segundo e defender o colega de equipa, enquanto Helder Gonçalves estava próximo de ser alcançado pelo pelotão e foi terceiro. A Emanuel juntou-se ainda o seu colega de equipa Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling) na frente, mas os dois acabariam também alcançados.

A Kelly – Simoldes – UDO fez uma nova investida com Afonso Silva a atacar a caminho do Alto do Caramulo. Vários ciclistas conseguiram chegar depois até ele, num grupo com Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Samuel Blanco (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Henrique Casimiro e Luís Gomes. Na segunda categoria a 34km do fim, foi Hugo Nunes o primeiro.

Mais ciclistas vieram a juntar-se ao grupo durante e após a descida, apesar do trabalho de Afonso Silva, que no grupo da dianteira foi o único a colocar a cara ao vento. Foi num grupo de 28 ciclistas que se discutiu a vitória, com Luís Gomes a ser o mais forte e a conquistar a vitória perante Tomas Contte e Rodrigo Caixas. O Camisola Amarela, Rafael Reis, conseguiu chegar à frente já próximo do final, e acabou por ser oitavo, com o mesmo tempo.

Na geral, Rafael Reis segue na liderança, agora com 11s sobre Luís Gomes e 14s sobre José Sousa (Kelly – Simoldes – UDO). Luís Gomes é o líder na classificação por pontos, Emanuel Duarte na montanha e Venceslau Fernandes nos sprints intermédios. Afonso Lopes (Porminho Team U23) é o melhor jovem e a Glassdrive – Q8 – Anicolor) lidera coletivamente.

Rafael Reis vai partir de amarelo para a etapa final do GP Abimota!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: João Fonseca Photographer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock