Marta Carvalho faz história e vence prova da Taça de Espanha Júnior!
Marta Carvalho, ciclista da ExtremoSul – Hotel Alísios – Cenmais, estreou-se em corridas internacionais com a Seleção de Portugal de estrada e conquistou uma grande vitória na Taça de Espanha em Estela-Lizarra, levando a melhor sobre um reduzido pelotão que acabou bastante fragmentado num final ao sprint! A ciclista portuguesa bateu Garazi Abezia e Violeta Hernandez, e ainda lhes colocou 2s de diferença num grande final!
Apesar de a chuva ter marcado toda a corrida e dificultado a vida ao pelotão, a subida ao Alto de Irache seria o ponto chave da jornada. Aí, vários ataques sucederam, mas nenhum foi capaz de vingar e um grupo restrito juntou-se na descida para a meta. A ciclista portuguesa sabia então o que tinha de fazer para triunfar, e não deu hipótese à concorrência para celebrar um grande triunfo! Com as cores de Portugal, Daniela Simão foi 10ª e Raquel Dias 11ª, ambas a 10s da vencedora, e Maria Santos foi 31ª a 1:43.
O Ciclismo Mundial teve a oportunidade de falar com Marta Carvalho sobre a corrida, ela que nos contou que “para esta corrida não estava com nenhuma expectativa, pois era a minha primeira corrida internacional de estrada. O objetivo era fazer o meu melhor e desfrutar ao máximo desta nova experiência. Foi uma grande satisfação para mim vencer esta corrida, pois acaba por ser o fruto do meu trabalho diário. Com esta vitória ganhei confiança no meu processo de desenvolvimento tendo assim mais motivação para continuar a trabalhar e para evoluir cada vez mais, de modo a continuar a obter bons resultados e assim atingir os meus objetivos”.

Nas restantes corridas, Ana Caramelo (Maiatos) brilhou nas Elites, ao ser 12ª a 2:09 da vencedora após uma jornada em fuga onde conquistou a classificação dos sprints intermédios. Nas Cadetes, Maria Constança Marques foi 45ª a 1:59, Leonor Casimiro 49ª a 2:08 e Emília Baía 53ª a 2:10.
Fotos: RFE Ciclismo