Tiago Silva vence 3ª prova da Taça de Portugal Júnior em Palmeira! Tiago Santos novo líder!
Tiago Silva (Almodôvar – Formação Team Scav) venceu a terceira prova da Taça de Portugal Júnior, o Prémio Peixoto Alves em Palmeira, Braga, clássica com 97km e partida e chegada na freguesia de Palmeira, em Braga! Tiago bateu ao sprint o brasileiro Andrey André (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), com Daniel Moreira (Tensai – Santa Marta – Sambiental) a ser terceiro, a 1:01.
Em fim de semana de decisões da Taça de Portugal Júnior, o Prémio Peixoto Alves trouxe uma dificílima clássica ao pelotão dos juniores, que incluía duas passagens pelo Alto do Sameiro em menos de 100km de prova. O dia começou de forma bastante rápida e com muitos ataques, mas só pouco antes do km 20 surgiu o primeiro grupo escapado com Rafael Durães e Diogo Sousa (Silva&Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves).
Rapdiamente chegou a primeira subida ao Sameiro, ao km 28, mas antes disso, Diogo Sousa descolou e Rafael Durães conseguiu distanciar-se de André Dutra, fazendo a mítica subida sozinho na dianteira. O desgaste, porém, acabou por se pagar logo após a subida, e já no final da descida o ciclista da equipa de Penafiel foi alcançado por um pelotão bastante reduzido.
Com pouco mais de 50km para o fim, na passagem por Gualtar, Tiago Silva atacou e ganhou uma vantagem de 3min sobre o pelotão, que não era capaz de o perseguir. Na resposta, Andrey André atacou ainda antes da segunda subida ao Sameiro, e colocou-se em posição intermédia. A subida fez o pelotão dizimar-se e a vantagem diminuir, mas Tiago Silva era líder a solo, com Andrey André a perseguir e 23km para o fim. Os dois acabaram por se juntar a 5km do fim, com o grupo de favoritos mais atrás e longe da discussão da vitória. Na rampa final onde a meta estava situada, Tiago Silva foi o mais forte e conquistou a vitória, com Andrey André a ser segundo. Os favoritos chegariam mais de 1min depois, com Daniel Moreira a ser terceiro.
Na geral da Taça, Tiago Santos (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) é o novo líder após ter sido quarto na clássica, com 140pts. Manuel Marques (ABTF Betão – Bairrada) foi sexto na clássica e é segundo na geral da Taça, com 135pts, e Andrey André é terceiro, com 130pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ACM e UVP/FPC