Tamara Dronova estreia-se a vencer com as cores da Israel na etapa 1 da Vuelta a Andalucia!
A russa Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland) venceu a primeira etapa da Vuelta a Andalucia Ruta Del Sol, uma ligação de 116.9km entre Alcalá la Real e La Zubia, batendo ao sprint a suíça Linda Zanetti (UAE DT) e a neozelandesa Michaela Drummond (Farto-BTC Women’s Cycling Team).
A primeira etapa começou com um ritmo alto. A 89km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Alicia Gonzalez (Movistar Team) foi buscar a pontuação máxima. 26km depois, Alessia Bulleri (Eneicat-CM Team-Seguros Deportivos) e Ana Sanabria (Colombia Pacto por el Deporte-GW Shimano) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida.
A 59km do fim, Bulleri cedeu e foi alcançado pelo pelotão. Poucos kms depois, Miryam Nunez (Massi Tactic Women’s Team) e Isabel Martin e Maria Alarcon (Eneicat-CM Team-Seguros Deportivos) saltaram do do pelotão e tentava fazer a ponte para Sanabria, mas as três foram rapidamente alcançadas pelo pelotão. A 49km do fim, na primeira contagem do dia, Sanabria foi a primeira a passar no topo. 8km depois, a colombiana foi alcançada pelo pelotão. A 37km do fim, na segunda contagem do dia, Jessenia Meneses (Colombia Pacto por el Deporte-GW Shimano) foi a primeira a passar no topo.
A 29km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Maeva Squiban (Stade Rochelais Charente Maritime) foi a mais forte. 19km depois, no sprint bonificado do dia, Sara Martin (Movistar Team) foi buscar 6s de bonificação, Dronova 4s e Squiban 2s. O ritmo continuou alto até ao fim e a as ciclistas preparavam-se para o sprint na rampa final. No sprint final, Dronova não deu hipótese e a russa conquistou a sua primeira vitória em quase dois anos. Zanetti e Drummond completaram o pódio.
Cristiana Valente (GlassDrive-Chanceplus) foi a melhor ciclista portuguesa na etapa e foi 38ª a 10s. Liliana Jesus e (GlassDrive-Chanceplus) e Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foram 73ª e 80ª, respetivamente, ambas a 5:55. A espanhola da GlassDrive-Chanceplus, Rocio Rodriguez foi 97ª a 13:31. Tamara Branco (GlassDrive-Chanceplus) foi 98ª a 16:37 e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera) foi 100ª a 16:46. Nádia Henriques e Susana Freitas (GlassDrive-Chanceplus) abandonaram a prova.
Tamara Dronova é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Maeva Squiban é a primeira líder da classificação por sprints intermédios e Lourdes Oyarbide (Movistar Team) é a primeira líder da classificação da montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Andalucía es Deporte