Richard Carapaz de regresso às vitórias no Mercan Tour Classic Alpes-Maritimes! Daniel Lima 59º!

O campeão equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) venceu o Mercan Tour Classic Alpes-Maritimes, uma clássica de 169.2km entre Puget-Théniers e Valberg, batendo o austríaco Felix Gall (AG2R Citroen Team) por 12s e o belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) por 38s.

O Mercan’Tour Classic Alpes-Maritimes começou com diversas tentativas de ataque com Mathis Le Berre (Team Arkéa-Samsic), Fabien Grellier (TotalEnergies), Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny), Jordi Lopez (Equipo Kern Pharma), Rasmus Pedersen (Cic U Nantes Atlantique), Gleb Brussenskiy (Astana Qazaqstan Team) e Xavier Cañellas e Alejandro Ropero (Electro Hiper Europa) a formarem a fuga do dia. Os oito da frente conseguiram uma vantagem de 5:20 sobre o pelotão.

Daniel Lima estreou-se nesta prova pela Israel – Premier Tech (photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

A 86km do fim, Ropero perdeu o contacto com a frente da corrida. 6km depois, Brussenskiy também já não tinha capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. A 55km do fim, Cañellas atacou e o espanhol foi seguido por Lopez, Le Berre e Eenkhoorn. 3km depois, Lopez atacou e o espanhol ficou isolado na frente da corrida. Cañellas sofreu um problema mecânico mas o espanhol conseguiu reentrar no grupo perseguidor. A 50km do fim, Eenkhoorn perdeu o contacto com o grupo perseguidor e foi alcançado pelo pelotão.

A 43km do fim, Cañellas cedeu e foi alcançado pelo pelotão. 5km depois, Le Berre foi alcançado pelo pelotão. A 32km do fim, Lopez foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela EF Education-EasyPost. A cerca de 19km da meta, Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty) atacou e ficou isolado na frente da corrida. 7km depois, o francês foi alcançado pelo pelotão.

A 12km da meta, Chris Froome (Israel – Premier Tech) perdeu o contacto com o pelotão. A cerca de 10km da meta, na entrada da subida final, Mark Padun (EF Education-EasyPost) aumentou o ritmo e o grupo começou a partir. Jesus Herrada (Cofidis), Roger Ádria (Equipo Kern Pharma), Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) e Jakob Fuglsang (Israel – Premier Tech) foram alguns dos favoritos a top10 na prova que perderam o contacto com o pelotão.

Felix Gall mostrou mais uma vez que está a andar muito bem nesta temporada (photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

A 7km da meta, Padun abriu para o lado e Carapaz atacou e ficou isolado na frente da corrida. Lenny Martinez (Groupama-FDJ) impôs o seu ritmo e o francês foi seguido por Lennert Van Eetvelt, Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic) e Felix Gall. Clement Berthet (AG2R Citroen Team) também impôs o seu ritmo e tentava alcançar os quatro perseguidores. Poucos metros depois, Gall atacou e tentava fazer a ponte para Carapaz.

A cerca de 3km da meta, Martinez estava com dificuldades em seguir Rodriguez e Van Eetvelt, mas o francês estava a resistir. Carapaz continuou com o seu ritmo e o equatoriano conseguiu aguentar a forte recuperação de Gall para conquistar a sua segunda vitória da temporada. Gall foi 2º a 12s e o austríaco voltou a mostrar a sua excelente forma nesta temporada.

Lennert Van Eetvelt voltou a mostrar o seu enorme potencial na prova de hoje (photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Van Eetvelt foi mais forte ao sprint que Martinez e Rodriguez para ser terceiro a 38s. Berthet voltou a mostrar que está a andar bem nesta temporada ao conseguir ser 6º a 51s. Guillaume Martin (Cofidis) e Louis Meintjes (Intermarché-Circus-Wanty) foram apenas 7º e 8º, respetivamente, ambos a 1:53. Froome cedeu cedo na subida final, mas o britânico fez uma boa recuperação e foi 14º a 3:36.

Daniel Lima corre pela equipa de desenvolvimento da Israel – Premier Tech e o português, que tem sido muito consistente neste início de temporada, estreou-se pela equipa principal nesta prova. Lima deve ter estado ao serviço de Fuglsang, Froome e Hermans e o português terminou em 59º a 24:39 do vencedor.

Pódio Final

Pódio Final com Lennert Van Eetvelt – Richard Caparaz – Felix Gall (photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: EF Pro Cycling – Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock