Arnaud Demare estreia-se a vencer em 2023 na etapa 2 da Boucles de la Mayenne!
O francês Arnaud Demare (Groupama-FDJ) venceu a segunda etapa da Boucles de la Mayenne, uma ligação de 181.3km entre Saint-Berthevin e Meslay-du-Maine, batendo ao sprint o belga Milan Menten (Lotto Dstny) e o neerlandês Arvid De Kleijn (Tudor Pro Cycling Team).
A segunda etapa começou com um ritmo alto. A 177km do fim, na primeira contagem do dia, Jacob Hindsgaul Madsen (Uno-X Pro Cycling Team) foi o primeiro a passar no topo. 12km depois, Filippo Conca (Q36.5 Pro Cycling Team) e David Gonzalez (Caja Rural – Seguros RGA) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 156km do fim, na segunda contagem do dia, Conca foi o primeiro a passar no alto. 8km depois, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão.
A 147km do fim, Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team) e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) saíram do pelotão, mas os dois foram rapidamente alcançados. A 131km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Sandy Dujardin (TotalEnergies) foi buscar 3s de bonificação, Menten 2s e Ivo Oliveira 1s. Logo a seguir, Cyril Barthe (Burgos-BH), Léo Danès (Cic U Nantes Atlantique) e Samuel Leroux (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida.
A 92km do fim, na terceira contagem do dia, Leroux foi o primeiro a passar no topo. 27km depois, os três da frente foram alcançados pelo pelotão. A 63km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Axel Zingle (Cofidis) foi buscar 3s de bonificação, Dujardin 2s e Ivo Oliveira 1s. Logo a seguir, Jérémy Leveau (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole), Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur) e Dimitri Peyskens (Bingoal WB) saíram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida.
A 25km da meta, no último sprint intermédio do dia, Peyskens foi buscar a pontuação máxima. 11km depois, os três da frente foram alcançados pelo pelotão. No último km, a Groupama-FDJ comandava o pelotão. Nos metros finais, Demare lançou o sprint com De Kleijn na sua roda. O neerlandês não tinha capacidade para passar o francês e foi passado por Menten que estava a fazer um grande sprint após uma má colocação. Menten não conseguiu passar Demare, nos últimos metros, e o francês conquistou assim a sua primeira vitória da temporada.
Ivo Oliveira foi o melhor português na etapa e foi 17º com o mesmo tempo do vencedor. André Carvalho (Cofidis) foi 90º a 41s e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 105º a 1:24.
Oier Lazkano (Movistar Team) manteve a liderança da classificação geral e o espanhol tem agora 38s de vantagem sobre Arnaud Demare e 40s sobre Ivo Oliveira. Lazkano também manteve a liderança da juventude. Jacob Hindsgaul Madsen manteve a liderança da classificação da montanha e Arnaud Demare é o novo líder da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: LNC/M.Vaning