Luís Mendonça vence etapa final a solo e conquista GP Anicolor!

Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) conquistou este domingo a etapa final do GP Anicolor, uma ligaçõa de 145.7km entre Oliveira do Bairro e Águeda, chegando a solo à cidade sede da sua equipa para alcançar a sua primeira vitória da temporada, e ao mesmo tempo também a segunda, sagrando-se o grande vencedor da geral! Os adversários chegaram num pequeno grupo a 19s, com Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) a ser segundo e a vencer o sprint perante Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO), terceiro.

Dada a partida para a etapa final do GP Anicolor, várias foram as tentativas de fuga na fase inicial da etapa, mas com os elevados interesses em discutir a jornada foi difícil encontrar a fuga do dia. Ao km 33, na primeira contagem de montanha do dia, Xavier Cañellas foi primeiro na terceira categoria da RLS Alumínios. A fuga do dia acabou por ser formar pouco antes do km 50 com Rafael Silva e Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense), Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Carlos Oyarzun (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Luís Gomes e José Sousa (Kelly – Simoldes – UDO), César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Angel Sanchez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), José Luís Faura (Electro Hiper Europa) e Francisco Campos (Fonte Nova Felgueiras).

Na origem da movimentação, Francisco Campos venceu o sprint intermédio em Mortágua, ao km 50, pouco antes da rotunda de homenagem a Pedro Silva na sua terra. A diferença da fuga chegou próxima dos 3min, mas foi reduzida graças ao trabalho da Efapel na frente do pelotão, com 40s de diferença ao km 76. 15km depois, no início da segunda contagem de montanha do dia, José Luís Faura e Luís Gomes atacaram e ganharam vantagem sobre os restantes companheiros de fuga, colocando 45s sobre o pelotão. Faura foi o vencedor da meta de montanha.

Os restantes escapados foram sendo absorvidos pelo pelotão até sobrarem os dois homens na dianteira. Na terceira contagem de montanha do dia, Faura voltou a ser primeiro, a 36km da chegada. Nessa mesma contagem, um grupo de 17 unidades saiu do pelotão em perseguição à frente de corrida, e alcançou a dupla já na última contagem de montanha do dia, a pouco mais de 10km do fim. Luís Mendonça aproveitou o topo da contagem para atacar, passando na frente na meta de montanha, e lançando-se descida abaixo na tentativa de fazer diferenças! O espaço veio mesmo a acontecer e o capitão da Glassdrive – Q8 – Anicolor aguentou a diferença para chegar sozinho à meta e conquistar a sua primeira vitória da temporada! O grupo perseguidor chegaria 19s depois, com Xavier Cañellas a bater Luís Gomes ao sprint pelo segundo posto.

Na geral, Luís Mendonça sagrou-se o grande vencedor da corrida, com 19s sobre Rafael Silva (Efapel Cycling) e Luís Gomes, que completaram assim o pódio. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o melhor jovem, José Luís Faura venceu a montanha e André Ramalho (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) os sprints intermédios. A Glassdrive – Q8 – Anicolor venceu coletivamente.

O Pódio Final

O pódio da geral final com Rafael Silva – Luís Mendonça – Luís Gomes (da esquerda para a direita)
O pódio final com todos os vencedores!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: João Fonseca Photographer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock