Charlotte Kool vence ZLM Omloop der Kempen com Tata Martins a fechar o top5!
A neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM) venceu a ZLM Omloop der Kempen, clássica neerlandesa com 128.9km e partida e chegada em Veldhoven, batendo ao sprint a polaca Daria Pikulik (Human Powered Health) e a compatriota Maike van der Duin (Canyon // SRAM Generation), para conquistar a sua quarta vitória da temporada!
Numa corrida praticamente sempre plana, mas com alguns setores de pavê que ajudariam a animar o dia, o ritmo foi desde cedo rápido, e o pelotão ainda partiu ao km 25, mas rapidamente se voltou a juntar, com ainda mais de 100km por percorrer. Os ataques continuaram, e as quedas também foram sucedendo com o km 42 a atirar várias ciclistas ao chão e a partir o pelotão em três, gerando os abandonos de Arianna Fidanza (Ceratizit – WNT Pro Cycling) e Maeve Ploufee (Team DSM).
O pelotão voltou a juntar-se ao km 51, mas 10km depois chegariam os setores de empredrado, que começavam a fazer diferenças perante o ritmo elevado. O pelotão partiu-se em quatro grupos, sendo que os dois primeiros se viriam a juntar pouco depois. A 50km do fim, o pelotão, que era formado pelos dois primeiros grupos que se haviam juntado, abrandou, para que as equipas pudessem abastecer, e a fuga acabou por surgir com o ataque de Nikola Bajgerova (MAT ATOM Deweloper Wroclaw), Eline Jansen e Anne Knijnenburg (WV Schijndel).
A diferenças das três escapadas atingiu o 1:15, e isso permitiu que mais ciclistas conseguissem reentrar após terem descolado nos paralelos. Na frente, o trio rodava bastante bem, mas Knijnenburg acabou por furar a 30km do fim, sendo absorvida pelo pelotão pouco menos de 7km depois. As duas ciclistas na dianteira passaram pela primeira vez no risco de meta ainda com cerca de 1:00 sobre o pelotão, mas o trabalho das equipas interessadas no sprint fez com que ambas fossem alcançadas a 11.8km da meta, mesmo antes do começo da última volta ao circuito local.
Perante um pelotão recheado de grandes sprinters, o final começou a preparar-se a um grande ritmo e já ninguém foi capaz de escapar. A DSM acabou por tomar conta das hostilidades e lançou a grande favorita à vitória para um sprint portentoso, que levou Charlotte Kool a conquistar o seu quarto triunfo na temporada! A neerlandesa deixou as adversárias algo longe e celebrou a vitória com a disputa do segundo lugar a acontecer atrás de si. Daria Pikulik foi segunda, apesar de ainda ter sido vítima de uma queda no início do dia, e Maike van der Duin completou o pódio com Rachele Barbieri (Liv Racing Teqfind) a ser quarta e Maria Martins (Fenix – Deceuninck) quinta! A portuguesa conseguiu mais um bom resultado, e ficou a sensação que hoje podia ter chegado ao pódio, mas acabou por ficar um pouco fechada já nos metros finais.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Omloop der Kempen