9 milésimos de segundo dão vitória a Santiago Mesa na etapa 1 do GP Anicolor!

O colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense) venceu ao sprint a etapa 1 do GP Anicolor, uma ligçaão de 166.1km entre Oiã, em frente às instalações da Anicolor, e Águeda, batendo ao sprint o venezuelano Leangel Liñarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e o compatriota Luis Carlos Chia (CCL Matdiver) e é o primeiro líder da corrida!

Após seis edições no formato clássica, o Grande Prémio Anicolor converteu-se em 2023 ao formato corrida por etapas, numa competição com dois dias que surge na sua sétima edição. A primeira etapa não tinha grandes dificuldades e previa-se um final ao sprint que veio a acontecer naturalmente. Os primeiros escapados foram Daniel Dias (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Emanuel Duarte (Efapel Cycling), com cerca de 35s de avanço sobre o pelotão ao km 15.

Ao km 25 deu-se a junção de um grupo perseguidor com o estreante James Whelan (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), André Ramalho e Gonçalo Leaça (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Joaquim Silva (Efapel Cycling), José Sousa (Kelly – Simoldes – UDO), Guillermo Garcia (Rádio Popular – Paredes – Boavista), João Matias e Gonçalo Amado (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Lucas Lopes e Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa).

Cacia via situado o primeiro sprint intermédio, ao km 32.9, e foi Matias a levar a melhor. Pouco depois, ao km 45, o pelotão alcançou os escapados, mas um contra-ataque surgiu por André Ramalho e Emanuel Duarte, e os dois formaram a nova fuga. A dupla conseguiu uma vantagem de cerca de 2:00, com André Ramalho a vencer os dois sprints intermédios onde passaram, em Ílhavo ao km 59.9, e em Mira ao km 101.3.

A dupla foi alcançada a mais de 40km do fim, numa corrida que seguia a um ritmo extremamente elevado. Os ataques sucederam-se, mas ninguém conseguia sair do pelotão. A pouco menos de 30km do fim, em Anadia, foi Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) a vencer a única contagem de montanha do dia, uma terceira categoria simbólica, que lhe valeu a subida ao pódio final.

Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), o Campeão Nacional Sub-23, era a cara que comandava o pelotão, e com um ritmo elevado não deixou ninguém sair nos kms finais. A Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua ajudava no trabalho, e as duas encaminharam a corrida para o sprint que tanto queriam disputar. O sprint lançou-se a grande velocidade, com a Kelly – Simoldes – UDO a aparecer também, mas foi João Matias a abrir espaço para lançar Leangel Liñarez. O venezuelano sprintou com tudo o que tinha para dar, mas foi Santiago Mesa a sair da sua roda e a colocar-se ao seu lado, para o bater por uma margem mínima de 9 milésimas de segundo e assim conquistar a sua segunda vitória da temporada!

Com o triunfo, Mesa é o primeiro líder da geral, com António Ferreira (Kelly – Simoldes – UDO), oitavo na meta a ser o melhor jovem. Miguel Salgueiro lidera a montanha, André Ramalho os sprints intermédios e a Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua lidera coletivamente.

Santiago Mesa enverga a primeira camisola amarela do GP Anicolor!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: João Fonseca Photographer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock