Nico Denz bisa na etapa 14 do Giro d’Italia! Bruno Armirail é o novo Maglia Rosa!

O alemão Nico Denz (Bora-Hansgrohe) venceu a décima quarta etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 194km entre Sierre e Cassano Magnago, batendo ao sprint o canadiano Derek Gee (Israel – Premier Tech) e o italiano Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost).

A décima quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A cerca de 180km do fim, Davide Ballerini e Pieter Serry (Soudal Quick-Step), Nicolas Prodhomme e Larry Warbasse (AG2R Citroen Team), Luis León Sanchez (Astana Qazaqstan Team), Andrea Pasqualon e Jasha Sutterlin (Bahrain Victorious), Davide Bais (EOLO-Kometa Cycling Team), Henok Mulubrhan (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè), Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Laurenz Rex (Intermarché-Circus-Wanty), Fernando Gaviria (Movistar Team), Marius Mayrhofer (Team DSM), Alessandro De Marchi (Team Jayco-Alula), Bauke Mollema e Otto Vergaerde (Trek – Segafredo), Denz e Bettiol saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 173km do fim, Toms Skujins (Trek – Segafredo), Stefano Oldani (Alpecin-Deceuninck), Simon Clarke, Derek Gee e Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Will Barta e Carlos Verona (Movistar Team), Warren Barguil e Thibault Guernalec (Team Arkéa-Samsic), Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) saíram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. 4km depois, Kamna e Arensman tiraram pé e foram alcançados pelo pelotão.

A fuga do dia (Foto: Giro d’Italia)

A 161km do fim, Marco Maestri e Mattia Bais (EOLO-Kometa Cycling Team) atacaram e também tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. 4km depois, o grupo perseguidor juntou-se ao grupo da frente. A 152km do fim, Maestri e Mattia Bais juntaram-se ao grupo da frente. 14km depois, na única contagem do dia, Davide Bais foi o primeiro a passar no topo. A 92km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Mayrhofer foi o mais forte.

A cerca de 65km do fim, vários ataques começaram a acontecer no grupo da frente. Poucos kms depois, Rex e Oldani atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 56km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Rex foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, Ballerini fez a ponte para os dois da frente. A 52km do fim, Skujins atacou e o letão conseguir juntar-se aos três da frente. 32km depois, o grupo da frente tinha cerca de 50s de vantagem sobre os perseguidores e cerca de 18:00 sobre o pelotão que era comandado pela Ineos Grenadiers que tinha como objetivo perder a camisola rosa para Armirail. O francês estava a 18:37 de Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) na geral.

Oldani, Ballerini, Rex e Skujins isolados na frente da corrida (photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 17km da meta, Gee atacou e o canadiano partiu o grupo perseguidor que reduziu a vantagem para o grupo da frente para 22s. 6km depois, numa pequena subida, Rex perdeu o contacto com o grupo da frente. Gee atacou mais uma vez e o canadiano foi seguido por Mayrhofer, Bettiol e Denz. A 8.6km do fim, Rex foi alcançado pelos quatro perseguidores que tentavam fazer a ponte para os três da frente.

Km após km, o grupo perseguidor aproximava-se no grupo da frente. A 700 metros da meta, Oldani tentou surpreender com um ataque de longe, mas Skujins e Ballerini conseguiram alcançar o italiano. 300 metros depois, o grupo perseguidor alcançou o grupo da frente. Nos metros finais, Bettiol lançou o sprint, mas o italiano acabou por ser passado por Denz e Gee. O canadiano ainda tentou passar o alemão, mas não teve sucesso, e Denz conquistou a sua segunda vitória na 106ª edição do Giro d’Italia.

João Almeida (UAE Team Emirates) foi 39º a 21:11 e o português segue líder da juventude.

Bruno Armirail foi 15ª na etapa a 53s e é o novo Maglia Rosa. O francês tem 1:41, de vantagem sobre Geraint Thomas, 1:43 sobre Primoz Roglic (Jumbo – Visma) e 2:03 sobre João Almeida (UAE Team Emirates). Davide Bais é o novo líder da classificação da montanha e Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos.

Armirail é o 1º francês a envergar a Maglia Rosa desde Laurent Jalabert em 1999 (photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Giro d’Italia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock