Wiebes vence etapa 3 da Vuelta a Burgos com sprint potentíssimo a superar a fuga a 25m do fim!

A Campeã da Europa Lorena Wiebes (Team SD Worx) venceu a etapa 3 da Vuelta a Burgos Féminas, uma ligação de 112.7km entre Caleruega e Aranda de Duero, batendo ao sprint a Campeã de Itália, Elisa Bálsamo (Trek – Segafredo), após as duas terem conseguido superar a fuga do dia já nos últimos 25m de estrada! O terceiro posto foi para a espanhola Sheyla Gutierrez (Movistar Team), com o mesmo tempo, sendo a melhor classificada da fuga do dia.

A terceira jornada da Vuelta a Burgos apresentava o perfil mais plano desta edição da corrida, sem qualquer contagem de montanha, mas com o final numa rampa de 500m que traria explosão ao final do dia. Vários ataques sucederam desde cedo, mas o pelotão não deixou ninguém sair e manteve-se compacto durante bastante tempo.

A fuga da etapa 3 da Vuelta a Burgos Féminas (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Ao km 35 surgiu o primeiro ataque daquela que seria a única fuga do dia, com a francesa Morgane Coston (Cofidis Women Team) a escapar e a ganhar 30s. 4km depois saíram Sheyla Gutierrez (Movistar Team), Kathrin Hammes (EF Education – TIBCO – SVB), Karolina Kumiega (UAE Team ADQ), Jessenia Meneses (Colombia Pacto Por El Deporte – GW Shimano), Debora Silvestri (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi), Maria Paula Latriglia (Eneicat – CMTeam – Seguros Deportivos) e Sofia Rodriguez (Bizkaia – Durango). A junção dos grupos deu-se ainda com 26km pela frente, e o pelotão deixou-as ganhar uma vantagem de cerca de 1:00, já à entrada dos 10km finais. Antes disso, a 14km do fim, Silvestri venceu o único sprint intermédio do dia.

Só com 7km pela frente o pelotão começou a trabalhar com vista ao sprint final, com toda a Team SD Worx a trabalhar num excelente relevo para fechar a distância. O grupo escapado colaborava muito bem, mas entrava nos 3km finais já com pouco menos de 30s de vantagem, apesar de ainda ter esperança de vencer. A Canyon // SRAM Racing e a FDJ – SUEZ juntaram-se à SD Worx já nos últimos 3km para tentar reduzir a diferença, assim como a AG Insurance – Soudal Quick-Step, e a diferença à entrada do último km era já de 15s.

A Team SD Worx deu tudo o que tinha na perseguição às escapadas!

O grupo escapado entrou no km final ainda com alguma vantagem, e a acreditar que podia vencer, mas foi aí que surgiu Demi Vollering (Team SD Worx) com uma grande arrancada a trazer Lorena Wiebes na sua roda. Wiebes arrancou nos últimos 200m, Bálsamo agarrou a sua roda, e as duas voaram para passar as fugitivas nos últimos 25m, com a Campeã da Europa a não dar hipótese no seu sexto triunfo do ano! Bálsamo foi segunda, e a fuga ainda resistiu no pódio, com Sheyla Gutierrez a ser terceira. A diferença para as restantes foi tal, que a terceira melhor do pelotão foi Silvia Zanardi (BePink) no nono lugar.

Com o triunfo, Wiebes segue na liderança da geral, agora com 14s sobre Vollering e Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing), e também dos pontos e da juventude. Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) comanda na montanha e a Team SD Worx lidera coletivamente.

Vera Vilaça (Massi Tactic) foi 108ª, a 4:06, e é agora 102ª na geral, a 21:00 de Wiebes.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock