Última chance para as velocistas em Burgos num final explosivo!
A segunda etapa da Vuelta a Burgos Féminas teve um final inesperado, com Lorena Wiebes (Team SD Worx) a ser relegada para terceira após um sprint irregular e em que colocou Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) em risco, enquanto a sua companheira de equipa, Demi Vollering (Team SD Worx), foi considerada a vencedora após ter sido segunda no risco de meta. Hoje o dia segue sem contagens de montanha, mas com um final que será complicado.
Perfil
A terceira etapa da Vuelta a Burgos Feminas é uma etapa com poucas dificuldades, que será feita num terreno plano. Desde a partida em Caleruega até à meta em Aranda de Duero passarão 112.7km e regista-se apenas um sprint intermédio, a 14km do fim, em Gumel del Mercado, mas é no final que se podem gerar as maiores diferenças, com uma rampa de 500m após a última rotunda que poderá fazer diferenças e dificultar o dia a algumas sprinters.

As Favoritas
Hoje será, à partida, mais um dia para Lorena Wiebes (Team SD Worx). A neerlandesa é claramente a mais forte do Mundo na velocidade, e hoje o final é propício à sua explosão e à conquista de nova vitória. Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) e Elisa Bálsamo serão as suas maiores adversárias, mas ontem a Campeã de Itália quebrou na rampa que teve pela frente na linha de meta. Num dia mais acessível como o de hoje, isso não deve acontecer, mas dá a Dygert um ligeiro favoritismo sobre Bálsamo.
Tamara Dronova (Israel – Premier Tech Roland) é outra ciclista que tem pela frente um final muito propício às suas características, e com dois dias nas cinco primeiras, é esperado que volte a repetir a sua prestação. Demi Vollering tem também um dia onde deverá ter um papel importante na Team SD Worx, e pode ser chamada para lançar Wiebes. Se isso acontecer, podemos até pensar em nova dobradinha da equipa neerlandesa. Chiara Consonni (UAE Team ADQ) tem nova chance de conseguir um bom resultado, e será a sua última nesta corrida, pelo que também a deveremos ver nas primeiras posições.
Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) tem mostrado um excelente nível de explosão na corrida, e hoje pode aproveitá-lo para chegar ao top5 ou até mesmo surpreender com um pódio. No mesmo nível de explosão surgem Silvia Persico (UAE Team ADQ) e Alexandra Manly (Team Jayco – AlUla), mas ainda não mostraram em 2023 o nível do último ano. O dia hoje pode ser de viragem e elas surgirem nas primeiras posições. Alba Teruel (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) tem mostrado um grande nível em chegadas compactas, e as suas caracteristicas mostram que o final de hoje será propício a mais um bom resultado, e quem sabe, finalmente chegar a um top5!
Nota ainda para Alison Jackson e Letizia Borghesi (EF Education – TIBCO – SVB), Lucinda Brand (Trek – Segafredo), Tereza Neumanova (Liv Racing Teqfind) e Silvia Zanardi (BePink), todas elas candidatas a fechar nas 10 primeiras!
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Chloe Dygert e Elisa Balsamo
⭐⭐⭐ Tamara Dronova, Demi Vollering e Chiara Consonni
⭐⭐ Soraya Paladin, Alba Teruel, Silvia Persico e Alexandra Manly
⭐ Alison Jackson, Lucinda Brand, Tereza Neumanova, Silvia Zanardi e Letizia Borghesi
Portuguesas em Prova
Vera Vilaça (Massi – Tactic) é a única portuguesa em prova, e estará com o dorsal #186.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz-Cycling a partir das 13:30.