Demi Vollering não dá hipótese e é a primeira líder da Itzulia Women!

A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) venceu a primeira etapa da Itzulia Women, uma ligação de 122.2km entre Etxebarria e Markina, após conseguir isolar-se na frente da corrida a cerca de 14km do fim. A suíça Marlen Reusser (Team SD Worx) foi segunda a 47s e completou assim a dobradinha da SD Worx. A polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) foi terceira a 49s.

A primeira etapa começou com um ritmo alto. A 87km do fim, Miryam Nuñez (Massi Tactic – Women’s Team) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 12km depois, Nuñez foi alcançada pelo pelotão. Poucos kms depois, Nuñez e Inès Van der Linden (Team Groupe Abadie) ficaram isoladas na frente da corrida, mas as duas foram alcançadas a 62km do fim. A 55km do fim, na primeira contagem do dia, Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) foi a primeira a passar no topo.

Vera Vilaça conseguiu o seu melhor resultado numa prova do World Tour – photo Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023

A 47km do fim, Anna Kiesenhofer (Israel – Premier Tech Roland) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 3km depois, Aurela Nerlo (Massi Tactic – Women’s Team) saltou do pelotão e juntou-se a Kiesenhofer na frente da corrida. As duas conseguiram uma vantagem de 35s. A 36km do fim, Giorgia Vettorello (BePink) e Kathrin Hammes (EF Education-TIBCO-SVB) saíram do pelotão e tentavam alcançar as duas da frente. 8km depois, as duas perseguidoras foram alcançadas pelo pelotão.

A 16km da meta, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. 2km depois, Vollering acelerou na frente do pelotão e a neerlandesa conseguiu isolar-se na frente da corrida. A neerlandesa era perseguida por Annemiek Van Vleuten (Movistar Team), Niewiadoma e Reusser. A 9km da meta, Olivia Baril (UAE Team ADQ) juntou-se ao grupo perseguidor. Liane Lippert (Movistar Team), Evita Muzic e Loes Adegeest (FDJ-Suez) e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing) também tentavam juntar-se ao grupo perseguidor.

Marlen Reusser não deu hipótese no sprint pelo segundo lugar – photo Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Km após km, Vollering foi aumentando a sua vantagem sobre as suas adversárias e a neerladesa conquistou assim a sua oitava vitória da temporada. Reusser e Niewiadoma largaram Vleuten e Baril na descida, e no sprint final, a suíça foi mais forte que a polaca e completou assim a dobradinha da Team SD Worx. Vleuten e Baril foram 4ª e 5ª, respetivamente, ambas a 51s. Eva Van Agt (Jumbo – Visma) fez uma grande recuperação na subida e na descida e conseguiu ser 10ª a 1:35.

Vera Vilaça (Massi Tactic – Women’s Team) esteve muito bem na etapa de hoje. A portuguesa foi a melhor ciclista da Massi na etapa e foi 36ª a 3:53.

Demi Vollering é a primeira líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha. Ella Wyllie (LifePlus Wahoo) é a primeira líder da juventude. Miryam Nuñez foi a combativa do dia.

Demi Vollering é a primeira camisola amarela da Itzulia Women – photo Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock