Damien Howson vence etapa 1 nas Astúrias, com Joaquim Silva nos 10 melhores!

O australiano Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu a etapa 1 da Vuelta a Asturias, uma ligação de 181km entre Oviedo e Pola de la Lena, após um ataque bem sucedido no km final! Howson triunfou assim pela primeira vez com as cores da nova equipa, deixando o italiano Vincenzo Albanese (EOLO – Kometa Pro Cycling Team) e o espanhol Roger Adriá (Equipo Kern Pharma) em terceiro, ambos a 4s do vencedor.

Começou esta sexta a 66ª edição da Vuelta a Asturias, corrida de qualidade do calendário espanhol, e em que algumas equipas portuguesas costumam marcar presença. Este ano foram a Efapel Cycling e a Aviludo – Louletano – Loulé Concelho a alinhar à partida em Oviedo, assim como a equipa filipina NSJBI Victoria Sports Cycling Team de André Cardoso, Marcio Barbosa e José Mendes.

Num primeiro dia com cinco contagens de montanha, a jornada prometia espetáculo e começou com uma rápida formação da fuga do dia, integrando Nicolas Sessler (Global 6 Cycling), Ollie Jones (Bolton Equities Black Spoke) e Victor Martinez (Electro Hiper Europa). Os três conseguiram mais de 3min de vantagem, mas acabaram alcançados a mais de 50km do fim, pouco após a subida mais dura do dia, a primeira categoria do Alto de la Colladona, onde Ollie Jones foi primeiro para assegurar a liderança da classificação dos trepadores.

Joaquim Silva (Efapel Cycling) cortou a meta na nona posição! (Foto: Ciclismo Gonzalez)

No Alto de la Cabaña, a 31km da chegada, foi a Kern Pharma a colocar um ritmo elevado e a dizimar por completo o pelotão, ou o que dele já restava. Um grupo de 25 elementos manteve-se na frente, e foi na subida final ao Alto de Carabanzo, com 2.1km a 9.8% de pendente média que a corrida se voltou a partir novamente, com 12 ciclistas a ganharem vantagem sobre os restantes. Após a rápida descida, faltavam ainda mais de 3km para a meta, e perante alguma indecisão foi Howson a aproveitar para atacar sem resposta e conquistar a vitória. Albanese foi o mais forte no sprint pela segunda posição, com Joaquim Silva a ser o melhor português, terminando na nona posição.

Com a vitória, Howson é o primeiro líder da geral e da classificação por pontos, Jones lidera a montanha e Victor Martinez os sprints intermédios. A Movistar é a melhor equipa.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Vuelta a Asturias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock