Quem poderá bater Juan Ayuso na etapa rainha do Tour de Romandie?
Depois de um contrarrelógio que fez diferenças na classificação geral, chega-nos a etapa 4 do Tour de Romandie, com um grande dia de alta montanha e final acima dos 2000m de altitude! O dia será decisivo para as contas da geral, e para perceber se Juan Ayuso (UAE Team Emirates) conseguirá defender a amarela, depois de um grande contrarrelógio no dia de ontem, apesar de o espanhol sempre afirmar que não está num bom momento de forma.
Perfil
A etapa 4 do Tour de Romandie parte de Sion e tem como chegada a grandiosa Thyon 2000, num total de 161.6km de corrida. O dia conta com cinco contagens de montanha, três de primeira categoria, nas passagens por Anzére, Suen e na chegada a Thyon 2000, e duas de terceira categoria, nas passagens por Chamoson e Lens. Dois sprints intermédios estão também colocados em Saint-Léonard e Vex. É uma etapa para os grandes candidatos à geral e puros trepadores, e no final deverá chegar um grupo bastante pequeno ou apenas o vencedor da corrida.
Favoritos
Juan Ayuso surge como o candidato principal à vitória. O espanhol anda sempre a repetir que não está bem, mas até ao dia de hoje parece estar em grande forma. Apesar disso, o próprio é que sabe quais são as suas sensações, mas parece estar a fazer bluff e tem tudo o que é preciso para ganhar, apesar de esta ser a sua primeira corrida do ano.
Romain Bardet (Team DSM) e Matteo Jorgenson (Movistar Team) são os maiores adversários de Ayuso, e outros candidatos a poder levar a vitória. O francês está em excelente forma, mas está já 1:03 do líder e tem que correr atrás do prejuízo. A DSM é capaz de poder ajudá-lo nos momentos certos e saber aproveitar a sua excelente forma, contando com vários ciclistas que se dão bem na montanha. Na mesma linha, o jovem americano está em excelente forma, lida bem com a montanha e contará aqui com a ajuda preciosa do português Nelson Oliveira, que está também em grande forma. Jorgenson, que está em segundo na geral, deverá atacar Ayuso, de modo a poder quebrar o espanhol e conseguir recuperar os 18s que os sepraram.
Numa terceira linha surgem Thibaut Pinot (Groupama – FDJ), Gino Mäder (Bahrain Victorious) e Adam Yates (UAE Team Emirates). O francês parece estar bem e não o podemos subestimar na montanha. Este deve querer terminar entre os melhores e contará com a preciosa ajuda do jovem Lenny Martinez. O suiço Mäder corre em casa e mostra que está em excelente forma. Conseguir uma vitória aqui seria de sonho, mas não conseguindo isso, com toda a certeza estará entre os melhores no final do dia. Já o britânico é outro ciclista que demonstra estar em excelente forma e caso aquilo que Ayuso tem vindo a dizer se confirme, tornar-se-á na aposta da equipa para poder vencer tanto a etapa como a corrida.
Tobias Foss (Jumbo – Visma), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Max Poole (Team DSM) e Lenny Martinez (Groupama – FDJ) são outros nomes para se ter em conta. Tobias Foss está em terceiro lugar na geral e está somente a 19s do líder. O norueguês quererá certamente manter o pódio na geral e tem a ajuda certa para isso. Damiano Caruso está mais bem posicionado na geral que Mäder, mas a equipa deve querer jogar com os dois, e quem estiver melhor é quem vai aparecer na frente, talvez, quem sabe, para uma possível vitória. Max Poole tem estado muito bem, tendo feito ontem 10º no contrarrelógio, que nem é a sua principal especialidade. Mesmo estando para ajudar Bardet, Poole pode aproveitar qualquer oportunidade que surgir dos momentos da corrida. Já Lenny Martinez sobe bastante bem e é alguém para se ter em atenção hoje. Estando com uma boa condição, o francês é capaz de se bater com os melhores e estar na luta pelos primeiros lugares.
Nota ainda para Tom Gloag (Jumbo – Visma), Cian Uijtdebroeks (BORA – hansgrohe), Michael Woods (Israel – Premier Tech), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) e Louis Meintjes (Intermarché – Circus – Wanty), todos capazes de terminar entre os 10 primeiros no dia de hoje.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ Juan Ayuso
⭐️⭐️⭐️⭐️ Romain Bardet e Matteo Jorgenson
⭐️⭐️⭐️ Thibaut Pinot, Gino Mäder e Adam Yates
⭐️⭐️ Tobias Foss, Damiano Caruso, Max Poole e Lenny Martinez
⭐️ Tom Gloag, Cian Uijtdebroeks, Michael Woods, Harold Tejada e Louis Meintjes
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #12 e Nelson Oliveira (Movistar Team), com o dorsal #85, são os portugueses ainda presentes na prova!
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto a partir das 13:00 na Eurosport 2.
Foto: UAE Team Emirates / Twitter