Jonas Vingegaard bate Mikel Landa e é cada vez mais líder da Itzulia Basque Country!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) venceu a quarta etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 175.7km com partida e chegada em Santurtzi, batendo ao sprint o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious). O suíço Mauro Schmid (Soudal Quick-Step) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor e foi terceiro a 2s.

A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas conseguiu formar a fuga do dia. A 150km do fim, Harm Vanhoucke (Team DSM), Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost), Natnael Tesfazion (Trek – Segafredo), Alan Jousseaume (TotalEnergies) e Jon Barrenetxea (Caja Rural – Seguros RGA) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Na primeira contagem do dia, Barrenetxea foi o primeiro a passar no topo.

A 95km do fim, na segunda contagem do dia, Barrenetxea foi novamente o primeiro a passar no topo. 23km depois, na terceira contagem do dia, o espanhol foi novamente o primeiro a passar no alto. A fuga tinha cerca de 5:30 de vantagem sobre o pelotão. A 45km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Tesfazion foi o mais forte.

A 27km da meta, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, Vingegaard foi buscar 3s de bonificação, Ion Izagirre (Cofidis) 2s e Simon Yates (Team Jayco-Alula) 1s. A 21km da meta, Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) aumentou o ritmo do pelotão. Logo a seguir, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) tentou sair do pelotão mas Vingegaard não deixou o equatoriano ganhar um espaço importante. O dinamarquês contra atacou e ninguém seguiu o ciclista da Jumbo que se isolou na frente da corrida. Landa também saiu do pelotão e o espanhol foi o único que conseguiu fazer a ponte para a frente da corrida.

Itzulia Basque Country 2023 – 62nd Edition – 4th stage Santurtzi – Santurtzi 175,7 km – 05/04/2023 – Jonas Vingegaard (DEN – Jumbo – Visma) – Mikel Landa (ESP – Bahrain – Victorious) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Vingegaard e Landa conseguiram uma vantagem de cerca de 20s sobre Izagirre, Felix Gall (AG2R Citroen Team), David Gaudu (Groupama-FDJ), Enric Mas (Movistar Team) e Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe). Perto do topo da subida, os cinco perseguidores foram alcançados por Brandon McNulty (UAE Team Emirates) e Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) e por um pequeno grupo que era comandado por Simon Yates. Vingegaard foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.

A 5km da meta, os dois da frente tinham cerca de 20s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Quick-Step. A cerca de 2km para o fim, Landa deixou de cooperar com Vingegaard. No sprint final, Vingegaard saiu melhor da última curva e conseguiu ser mais forte que o espanhol para conquistar assim a sua sexta vitória da temporada. Schmid foi mais forte que Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula) ao sprint no grupo perseguidor e foi terceiro.

Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team) foram 57º e 58º, respetivamente, ambos a 3:26. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 85º a 8:18.

Vingegaard reforçou a sua liderança da classificação geral. O dinamarquês é o novo líder da classificação por pontos. Skjelmose Jensen manteve a liderança da juventude e Barrenetxea manteve a liderança da classificação da montanha.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Jumbo – Visma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock