Uma vénia para Alexis Guerin: 95km a solo e vitória na etapa 4 da Coppi e Bartali!
O francês Alexis Guerin (Bingoal WB) venceu a solo a quarta etapa da Settimana Internazionale Coppi e Bartali, uma ligação de 168.6km com partida e chegada em Fiorano Modenese, com uma exibição de luxo em que esteve 95km escapado em solitário! Na luta pelo segundo lugar foi o próprio líder da corrida, Mauro Schmid (Soudal Quick-Step), quem superou James Shaw (EF Education – EasyPost), ambos a 3s do francês.
A etapa 4 da Coppi e Bartali teve uma série de ataques e contra-ataques, formando, após cumpridos os 45km iniciais, uma grupo de 17 corredores composto por Guerin, Luke Rowe (INEOS Grenadiers), Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Ben Zwiehoff (BORA – hansgrohe), Stefan de Bod (EF Education – EasyPost), Gijs Leemreize (Jumbo – Visma), Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), Lawson Craddock (Team Jayco – AlUla), Amanuel Ghebreigzabhier e Tony Gallopin (Trek – Segafredo), Alex Martín (EOLO – Kometa), Alessio Martinelli (Green Project – Bardiani – CSF – Faizane), Karel Vacek (Team Corratec), Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Alois Charrin (Tudor Pro Cycling), Alessandro Monaco (Team Technipes), Jhonatan Restrepo (GW Shimano – Sidermec) e Thomas Pesenti (Beltrami TSA – Tre Colli) escapou e formou uma vantagem de quase 2min.
A 100km do fim, numa subida não categorizada, o grupo partiu-se e quatro ciclistas distanciaram-se dos restantes. Do quarteto, Guerin ganhou a dianteira e isolou-se a 95km da chegada. O grupo perguidor acabou também por se partir, e foi Martinelli a colocar-se a 50s, com o grupo maior a 1:30 e o pelotão a 3:30, com 80km por percorrer. Com o avançar da corrida, o pelotão avançou e foi apanhando elementos da fuga. Gallopin foi quem mais próximo esteve de alcançar Guerin, mas acabou por abdicar e ser também alcançado.
A 53km do fim, Guerin tinha cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão e era o único escapado. O ritmo abrandou pouco depois e o francês ganhou mais tempo de vantagem, antes de serem os favoritos a mexer. Com 20km para o fim, Schmid escapou com Shaw e Ben Healy (EF Education – EasyPost), Johannes Staune-Mittet (Jumbo – Visma) e Domenico Pozzovivo (Israel – Premier Tech). O quinteto conseguiu colaborar bem até final, assim como o pelotão recuperar espaço, mas já não foi suficiente para alcançar Guerin que alcançou assim a sua primeira vitória de 2023, enquanto Schmid era segundo e aumentava a liderança da geral, apenas 3s atrás de si!
Na véspera do contrarrelógio individual que coincide com a última etapa da prova, Schmid mantém a liderança da geral, com 14s de vantagem sobre Shaw, enquanto Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team) é o melhor jovem. Schmid lidera por pontos, Guerin na montanha e a EF Education – EasyPost é destacadamente a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com