Glassdrive/Chanceplus/Allegro entra a vencer na Taça de Portugal Feminina!

Cristiana Valente foi a grande vencedora da 1ª prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina na categoria de Elite. O novo reforço da Glassdrive/Chanceplus/Allegro concluiu os 81.1km do percurso chegando isolada à meta e mostrando a sua superioridade perante as adversárias após um ataque a solo. Completaram o pódio Katiuska Rodrigues (Maiatos), a 42s, e Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a 44s.

Pódio da Categoria Elite
Foto: UVP/FPC

Na categoria sub23, Mariana Líbano (Soltec Team Costa Cálida) ainda a recuperar de uma virose, venceu também isolada, numa corrida onde o fundamental era perceber como se sentia. Na segunda posição ficou Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), a 55s, e na terceira posição Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 56s.

Pódio da Categoria Sub23
Foto: UVP/FPC

A equipa Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade mostrou-se imparável ao levar os 3 primeiros lugares para casa na categoria de Juniores, através de Margarida Teodósio, Raquel Dias e Mayra Silva respetivamente. Num final ao sprint num grupo de 7 ciclistas, foi o trio da equipa Algarvia a levar a melhor e a conquistar todos os lugares do pódio.

“Foi uma corrida rápida e com algumas partes técnicas, tentei andar sempre bem colocada. Foi algo inesperado e fiquei realmente muito feliz.”

Margarida Teodósio (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade)
Pódio da Categoria Junior
Foto: UVP/FPC

Emília Baía (Korpo Activo/Penacova) foi a primeira a cruzar a linha de meta na categoria de Cadetes, chegando ao sprint com a segunda classificada Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde) e a terceira classificada Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT).

“Como primeira corrida da época estava com algumas expectativas para ver como iria decorrer. Desde o início tentei sempre ter uma boa posição, ao longo da corrida tive boas sensações o que fez aumentar ainda mais a minha confiança. Houveram várias quedas e tive sorte de não estar envolvida em nenhuma. Chegamos à parte final um grupo de cadetes no qual consegui obter a vitória. Fiquei muito contente por obter a vitória final uma vez que era a primeira prova da época e desenrolava-se próxima da minha zona.”

“Sinto um enorme orgulho em vestir a camisola de líder da Taça de Portugal Feminina em cadetes.”

Emília Baía (Korpo Activo/Penacova)
Pódio da Categoria Cadete
Foto: UVP/FPC

Na categoria de Master30 a vencedora foi Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM), seguida de Patrícia Rosa (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), a 5s, e Filipa Fidalgo (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno), a 3:05.

Pódio da Categoria Master30
Foto: UVP/FPC

Na categoria Master40 a vencedora foi Ana Neves (Bike & Nutrition Shop), completando o pódio Raquel Santos (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), com o mesmo tempo, e Mónica Peixe (Bike & Nutrition Shop), a 57s.

“Posso dizer que foi uma das vitórias mais bonitas pois tem significado muito especial uma vez que foi o regresso à competição depois de ter feito uma fratura grave no joelho numa queda nos Campeonatos Nacionais em que tive de ser operada e passar por uma recuperação complicada onde estive 3 meses sem colocar o pé no chão e vários meses sem poder pedalar e cujo prognóstico médico era de provavelmente não voltar ao desporto de competição. Deste modo, partindo para a corrida sem qualquer expectativa por estar ainda em recuperação e ter regressado aos treinos há tão pouco tempo, foi uma felicidade poder estar no grupo da frente, sentir-me bem e no final sair vencedora. Foi um dia de muitas emoções e alegria.”

Ana Neves (Bike & Nutrition Shop)
Pódio da Categoria de Master40
Foto: UVP/FPC

Na categoria Master50, Rosa Marques (União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) venceu, seguida de Filomena Gomes (Vertentability – CRG), a 3s, e de Natália Mendes (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), a 3:56.

Pódio da Categoria Master50
Foto:UVP/FPC

Nas Master60 Leontina Palhas (Vertentability/CRG) foi a vencedora, após completar os 45.5km em 1:06:44.

“Foi uma manhã de ciclismo em que tudo correu bem. Percurso que gosto muito, organização ao mais alto nível, só lamentar algumas quedas, poder desfrutar da minha condição física, pois sendo a primeira prova fui um pouco a medo, mas as sensações foram boas e sentimento de gratidão enorme poder fazer parte do pelotão nacional é uma felicidade, para a qual não tenho palavras. Ser a 1ª Master60 é um orgulho.”

Leontina Palhas (Vertentability/CRG)
Pódio da Categoria Master60
Foto: UVP/FPC

A 1ª Taça de Portugal Feminina ficou também marcada pelo regresso de Isabel Caetano (Cantanhede Cycling/VESAM) ao ciclismo de estrada. A Campeoníssima sofreu com um furo numa fase crítica da corrida e foi 15ª a 7:47 da vencedora.

A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina decorre dia 22 de abril no Algarve, em fim de semana de jornada dupla.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock