Primeiro duelo cai para a Eslovénia! Tadej Pogacar vence etapa 4 e é o novo líder do Paris-Nice!

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a quarta etapa do Paris-Nice, uma ligação de 164.7km entre Saint-Amand-Montrond e La Loge des Gardes, batendo ao sprint o francês David Gaudu (Groupama-FDJ). O suíço Gino Mader (Bahrain Victorious) foi terceiro a 34s. Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) ainda não está na sua melhor forma e o dinamarquês foi apenas 6º a 43s.

A quarta etapa começou com um ritmo baixo. A 138km do fim, Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty) e Maurice Ballerstedt (Alpecin-Deceuninck) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 6km depois, Anders Skaarseth (Uno-X Pro Cycling Team), Larry Warbasse (AG2R Citroen Team), Pascal Eenkhooorn (Lotto Dstny) e Hugo Houle (Israel – Premier Tech). A 129km do fim, Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) saltou do pelotão e juntou-se ao grupo da frente.

A 110km do fim, o grupo da frente tinha 4:30 de vantagem sobre o pelotão. 22km depois, a Groupama-FDJ acelerou e provocou um corte no pelotão. A 82km do fim, o segundo pelotão alcançou o primeiro. 34km depois, na primeira contagem do dia, Gregaard foi o primeiro a passar no topo. Ballerstedt perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão.

A fuga do dia – photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023

A 42km do fim, Eenkhoorn atacou e ficou isolado na frente da corrida. 8km depois, o neerlandês foi alcançado pelo pelotão. A 27km do fim, na segunda contagem do dia, Gregaard foi novamente o primeiro a passar no topo. 7km depois, Calmejane atacou e Skaarseth foi o único que conseguiu seguir o francês. A 16km da meta, Skaarseth ficou isolado na frente da corrida. Logo a seguir, Michael Matthews (Team Jayco-Alula) atacou e o australiano conseguiu passar Skaarseth para o ser o primeiro a passar no sprint intermédio. Pogacar foi buscar 2s. Matthews e Skaarseth foram alcançados pelo pelotão.

A 6km da meta, a UAE Team Emirates comandava o pelotão. 1.8km depois, Jonas Vingegaard atacou e Pogacar foi o único que o seguiu. Os dois começaram a marcar-se e foram alcançados pelo grupo perseguidor a 3.6km da meta. Logo a seguir, Gaudu atacou e ninguém quis seguir o francês que foi aumentando a sua vantagem sobre o grupo de Pogacar e Vingegaard.

A 2.5km da meta, Pogacar atacou e Vingegaard e Mader foram os únicos que tentaram seguir o esloveno. 800 metros depois, Pogacar alcançou Gaudu. Vingegaard ainda tentou alcançar Pogacar mas não conseguiu e o dinamarquês foi alcançado por Mader. Gaudu e Pogacar seguiram juntos até ao sprint final. No sprint, Pogacar foi o mais forte e o esloveno conquistou assim a sua sexta vitória da temporada. Gaudu fez uma grande etapa e o francês deverá estar satisfeito com o segundo lugar. Mader largou Vingegard a 500 metros do fim, e o suíço foi assim terceiro a 34s.

Jonas Vingegaard terminou na 6ª posição a 43s de Pogacar – photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023

Aurélien Paret-Peintre (AG2R Citroen Team) e Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic) fizeram uma grande recuperação e os dois franceses para Vingegaard, nos metros finais, para serem 4º e 5º, respetivamente. Paret-Peintre está a mostrar que ano após ano está a subir melhor e Vauquelin mostrou mais uma vez o seu enorme potencial. Vingegaard cruzou a meta no sexto lugar a 43s de Pogacar. Romain Bardet (Team DSM), Simon Yates (Team Jayco-Alula), Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) e Matteo Jorgenson (Movistar Team) cruzaram a meta a 51s. Jorgenson foi 10º e o americano mostrou mais uma vez o seu grande potencial.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 102º a 21:24.

Tadej Pogacar é o novo líder da classificação geral e o esloveno tem 10s de vantagem sobre Gaudu e 44s sobre Vingegaard. O esloveno também é o líder da classificação por pontos e da juventude. Jonas Gregaard manteve a liderança da classificação da montanha. Lilian Calmejane foi o combativo do dia.

Tadej Pogacar enverga agora a camisola amarela- photo Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock