Ashleigh Moolman-Pasio bate Spratt e Vleuten e sobe à liderança da Setmana Ciclista Valenciana!
A sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step Team) venceu a terceira etapa da Setmana Ciclista Valenciana, uma ligação de 132km entre Agost e Altea, batendo ao sprint a australiana Amanda Spratt (Trek – Segafredo) e a neerlandesa, Campeã do Mundo, Annemiek Van Vleuten (Movistar Team).
A terceira etapa começou com um ritmo baixo. A 121km do fim, Mireia Benito (AG Insurance-Soudal Quick-Step Team), Elise Uijen e Becky Storrie (Team DSM) e Morgane Coston (Cofidis) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 19km depois, na primeira contagem do dia, Coston foi a primeira a passar no alto. A 91km do fim, Sandra Alonso (Ceratizit-WNT Pro Cycling Team) e Catalina Campos (Bizkaia-Durango) saltaram do pelotão e tentavam alcançar as quatro da frente.
A 81km do fim, o quarteto da frente tinha 2:21 de vantagem sobre as duas perseguidoras e 4:01 sobre o pelotão. 16km depois, Alonso e Campos foram alcançadas pelo pelotão. A 55km do fim, a Movistar Team aumentou o ritmo do pelotão e a vantagem do quarteto da frente começou a diminuir. 5km depois, Storrie perdeu o contacto com a frente da corrida. No pelotão, Vleuten, Moolman-Pasio e Spratt atacaram e tentavam chegar às três da frente. Uns metros, Kim Cadzow (Jumbo – Visma) saiu do pelotão e juntou-se a Vleuten, Pasio e Spratt.
A 46km do fim, as quatro perseguidoras juntaram-se às três da frente. Logo a seguir, na segunda contagem do dia, Coston foi a primeira a passar no alto. A 43km do fim, na descida, Coston e Cadzow perderam o contacto com a frente da corrida e foram alcançados pelo pelotão. 7km depois, Benito acelerou e Uijen foi a única que a seguiu. Poucos kms depois, Vleuten, Moolman-Pasio e Spratt passaram diretas pelas duas da frente e isolaram-se na frente da corrida. A 33km do fim, na última contagem do dia, a Vleuten foi a primeira a passar no alto.
A 25km do fim, na descida, Benito e Uijen reentraram no grupo da frente. Benito passou para a frente do grupo e impôs um forte ritmo. 5km depois, Moolman-Pasio atacou e a sul-africana foi seguida por Vleuten e Spratt. Uijen e Benito foram alcançadas pelo pelotão. As três continuaram com o forte ritmo e a etapa iria ser disputada ao sprint.
No último km, as três da frente começaram a marcar-se. No sprint final, Vleuten lançou o sprint e Moolman-Pasio passou a neerlandesa mas tinha Spratt na sua roda. A australiana não teve capacidade de passar a sul-africana que se estreou-se assim a vencer pela AG Insurance-Soudal Quick-Step Team. Spratt foi segunda e Vleuten terceira. Riejanne Markus (Jumbo – Visma) foi a primeira do pelotão que chegou a apenas 11s das três da frente.
A portuguesa Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera Women’s Cycling Team) chegou fora de controlo.
Moolman-Pasio é a nova líder da classificação geral. Katia Ragusa (Liv Racing TeqFind) manteve a liderança da classificação da montanha e Olivia Baril (UAE Team ADQ) manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios. Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) é a nova líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto: Setmana Ciclista – Volta Femenina de la CV – Twitter