Mattias Skjelmose Jensen vence ao sprint a etapa 2 do Tour du Var! Kévin Vauquelin segue líder!
O dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) venceu a segunda etapa do Tour Alpes Maritimes du Var, uma ligação de 179.7km entre Mandelieu-la-napoule e Antibes Azur Aréna, batendo ao sprint o americano Neilson Powless (EF Education-EasyPost) e o francês Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic).
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 162km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Bryan Coquard (Cofidis) foi buscar 3s de bonificação, Skjelmose Jensen 2s e Kevin Geniets (Groupama-FDJ) 1s. Nos kms inicias, o jovem Lennert Van Eeetvelt (Lotto Soudal) ficou envolvido numa queda mas o belga conseguiu reentrar no pelotão.
A 142km do fim, Romain Gregoire (Groupama-FDJ) atacou e ficou isolado na frente da corrida. 3km depois, na primeira contagem do dia, o jovem francês foi o primeiro a passar no topo. Poucos metros depois, Gregoire foi alcançado pelo pelotão. A 130km do fim, Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies), Lorenzo Milesi (Team DSM) e Adne Holter (Uno-X Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Samuel Leroux (Go Sport-Roubaix Lille Métropole), Emil Vinjebo (Leopard Togt Pro Cycling), Yael Joalland (Cic U Nantes Atlantique) e Maxime Urruty (Nice Métropole Côte d’Azur) tentaram fazer a ponte para os três da frente mas não tiveram sucesso.
A 120km do fim, Marco Brenner (Team DSM) saiu do pelotão e tentava juntar-se aos três da frente. 10km depois, o alemão juntou-se ao grupo da frente que tinha 1:05 de vantagem sobre o pelotão. A 98km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Burgaudeau foi buscar a pontuação máxima. 23km depois, na segunda contagem do dia, Brenner foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha 3:25 de vantagem sobre o pelotão.
A 47km do fim, Milesi perdeu o contacto com o pelotão. Poucos kms depois, Brenner também perdeu o contacto com a frente da corrida. No pelotão a EF Education-EasyPost aumentou o ritmo. A 43km do fim, na terceira contagem do dia, Burgaudeau foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, Burgaudeau atacou graças a ajuda que teve no carro enquanto amarrava um bidão e Holter não teve capacidade para seguir o francês.
A 25km do fim, Burgaudeau tinha 50s de vantagem sobre Holter e 1:30 sobre o pelotão que era comandado pela EF Education-EasyPost e pela Trek – Segafredo. 3km depois, Holter foi alcançado pelo pelotão. A 7km da meta, Burgaudeau foi alcançado pelo pelotão devido ao forte ritmo imposto pela Groupama-FDJ. Logo a seguir, vários ataques aconteceram no pelotão mas nenhum deles teve sucesso.
A 1.6km da meta, Vauquelin e David Gaudu (Groupama-FDJ) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. Os dois franceses acabaram por ser alcançados a cerca de 600 metros da meta. Nos metros finais, Skjelmose Jensen lançou o sprint. Ninguém teve capacidade de passar o dinamarquês que conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Powless foi segundo. Vauquelin foi mais forte que Anthony Turgis (TotalEnergies), nos últimos metros, e foi terceiro.
Vauquelin manteve a liderança da classificação geral e da juventude. Skjelmose Jensen é o novo líder da classificação por pontos e Burgaudeau é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Trek – Segafredo – Twitter