Matteo Jorgenson conquista a sua primeira vitória como profissional no Jabal Haat!
O norte-americano Matteo Jorgenson (Movistar Team) venceu a terceira etapado Tour of Oman, uma ligação de 151.8km entre Al Khobar e Jabal Haat, após protagonizar um grande sprint de cerca de 200 metros na subida final. Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) foi segundo a 1s e Geoffroy Bouchard (AG2R Citroën Team) terceiro a 3s.
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Johan Means (Bingoal-WB), Alejandro Franco (Burgos-BH), Said Al Rhabi (Oman National Team), Mohd Harrif Saleh (Terengganu Polygon Cycling Team) e Stephen Bassett (Human Powered Health) a formarem a fuga do dia. A 47km do fim, Saleh e Rhabi tiraram pé e foram alcançados pelo pelotão. 20km depois, a fuga do dia tinha 2:30 de vantagem sobre o pelotão.
A Lotto Dstny e a Movistar Team decidirão aumentar o ritmo do pelotão e a 6km do fim, os três da frente foram alcançados pelo pelotão. O pelotão entrou na subida final com um ritmo elevado e km após km, ficava cada vez mais pequeno.
A 900 metros da meta, Jorgenson acelerou na frente do pelotão. Logo a seguir, Rein Taaramae (Intermarche-Circus-Wanty) atacou e o estoniano foi seguido por Jorgenson, Vansevenant, Harold Tejada e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe), Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic), Maxim Van Gils (Lotto Soudal) e Victor Langellotti (Burgos-BH). Todos os ciclistas começaram a marcar-se e Tejada passou para a frente do grupo e impôs um forte ritmo. Bouchard não foi ao choque e impôs o seu ritmo para tentar juntar-se aos nove da frente.
A 200 metros da meta, Taaramae lançou o sprint com Jorgenson na sua roda. O norte-americano passou o estoniano com imensa facilidade e continuou com o seu poderoso sprint para se estrear a vencer como profissional. Vansevenant ainda tentou alcançar Jorgenson mas não conseguiu e acabou por ser segundo a 1s. Quando Taaramae lançou o sprint, Bouchard estava a reentrar no grupo da frente e o francês fez um grande sprint para ser terceiro a 3s. Diego Ulissi (UAE Team Emirates) fez uma excelente recuperação e foi nono a 9s. Van Gils não teve capacidade para sprint porque está com problemas de estômago, mas ainda assim o belga pode ficar contente com a grande etapa que fez.
Jesus Herrada (Cofidis) foi apenas 11º a 16s e o espanhol perdeu a liderança da classificação geral para Jorgenson. Jorgenson também é o novo líder da juventude e da classificação por pontos. Jeroen Meijers (Terengganu Polygon Cycling Team) manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios.
Último km
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: A.S.O. / Oman Cycling Association / Pauline Ballet