Van Empel estreia-se a vencer com a camisola de Campeã do Mundo! Sweeck regressa às vitórias em Lille!
A neerlandesa, Campeã da Mundo, Fem Van Empel (Jumbo – Visma) e o belga Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) venceram na tarde de hoje a sétima prova da série da X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Lille, na Bélgica.
Prova Feminina
A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma grande vitória da neerlandesa Fem Van Empel que conquista a sua décima quinta vitória da temporada. A Campeã do Mundo bateu as neerlandesas Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e Annemarie Worst (777) por 2s e 21, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque de Lucinda Brand (Baloise Trek Lions), Alvarado e Worst que se isolaram na frente da corrida. Van Empel não teve um bom arranque e tentava alcançar as três da frente. Van Empel alcançou as três da frente e logo a seguir, Alvarado atacou e ficou isolada na frente da corrida. No final da primeira volta, Alvarado tinha poucos segundos de vantagem sobre Van Empel.
No início segunda volta, Van Empel alcançou Alvarado. Uns metros depois, Worst e Brand reentraram na frente da corrida. No final da segunda volta, Van Empel atacou e Alvarado foi a única que a seguiu. Na terceira volta, Brand cometeu um erro e perdeu o contacto com Worst. Nas últimas voltas, Van Empel aumentava o ritmo mas Alvarado resisitia. No final da última volta, Alvarado perdeu o contacto com Van Empel que continuou com o seu forte ritmo. Van Empel estreou-se assim a vencer com as cores do arco-íris. Alvarado foi segunda a 2s e Worst terceira a 21s. Destaca-se o excelente resultado da jovem Lauren Molengraff (Tormans Cyclo Cross Team) que foi quinta.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e contou com uma fantástica vitória do belga Laurens Sweeck que conquistou a sua segunda vitória em 2023. Sweeck bateu o neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) por 2s e o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) por 23s.
A prova começou com uma grande arranque de Sweeck que foi seguido por Van der Haar e Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team). Iserbyt e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) não tiveram um arranque tão forte e tinham de perseguir. No final da primeira volta, Van der Haar acelerou e Sweeck foi o único que o seguiu.
No início da última volta, os dois da frente tinham 13s de vantagem sobre Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions), Iserbyt e Vanthourenhout. No setor de areia, Van der Haar teve de sair da bicicleta e Sweeck ficou isolado na frente da corrida. Sweeck aguentou o forte ritmo do neerlandês para conquistar a sua sexta vitória da temporada. Iserbyt largou Vanthourenhout e Ronhaar e foi terceiro. Ronhaar teve uma das suas melhores provas da temporada e o neerlandês foi quinto a 32s.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Bram van Lent