Ruben Guerreiro é consagrado vencedor do Saudi Tour em etapa final ganha por Simone Consonni!
O português Ruben Guerreiro (Movistar) venceu a sua primeira corrida por etapas como profissional, ao triunfar na terceira edição do Saudi Tour, conquistando a sua segunda vitória do ano pela equipa espanhola, após ter vencido a quarta jornada, na etapa rainha da competição! É um triunfo importantíssimo para o português, que se estreia assim pela Movistar da melhor forma possível, nesta nova jornada da sua bela carreira!
O italiano Simone Consonni (Cofidis) venceu a etapa final do Saudi Tour, uma ligação de 142.9km entre Alula e Maraya, batendo ao sprint o italiano Matteo Malucelli (Bingoal WB) e o alemão Pascal Ackermann (UAE Team Emirates).

A quinta e última do Saudi Tour etapa começou com diversas tentativas de ataque com Ceriel Desal (Bingoal WB), Kamil Malecki (Q36.5 Pro Cycling Team), Etienne Van Empel e Alessandro Iaachi (Team Corratec), Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) e Marcus Sander Hansen (Uno-X Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. Os seis da frente não conseguiram ter uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team, pela Team Jayco – AlUla e pela Cofidis.

A 10km da meta, Desal, Malecki, Sander Hansen, Juaristi e Iaachi tinha 30s de vantagem sobre o pelotão. 7.5km depois, Malecki atacou e ficou isolado na frente da corrida. A 2km da meta, o polaco foi alcançado pelo pelotão. Nos metros finais, a Team Jayco-AlUla comandava o pelotão. Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) lançou o sprint. O neerlandês lançou o seu sprint muito cedo e foi passado por Consonni a 100 metros do fim. O italiano continuou com o seu forte sprint e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Malucelli estava mal colocado mas o italiano fez uma grande recuperação e foi segundo. Ackermann foi mais forte que Groenewegen, nos últimos metros, e foi terceiro.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 82º na etapa a 1:45, após ter entregue Ryan Gibbons e Pascal Ackermann para o sprint final a 1.5km do fim. Na geral, o português foi 68º a 17:40.
Rúben Guerreiro foi 16º na etapa com o mesmo tempo do vencedor e o português venceu assim o Saudi Tour, batendo Davide Formolo (UAE Team Emirates) por 8s e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) por 9s. Buitrago foi vencedor da juventude. Dylan Groenewegen venceu foi a classificação por pontos e Marcus Sander Hansen venceu a classificação dos sprints intermédios. UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
O Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images / Movistar Team