Fernando Gaviria vence a quarta etapa “sem rivais” e é o novo líder da Vuelta a San Juan!

A quarta etapa da Vuelta a San Juan iria começar a passar pelas grandes subidas, que embora fossem no início da jornada, poderiam ser cruciais e fazer diferenças. A etapa começou no Autodrómo de Villicum, onde a etapa tinha acabado ontem, e iria acabar em Barreal, percorrendo um total de 196.5 km. Os atletas encontrariam duas metas volantes (km 38 e 171.8) e três prémios de montanha, sendo dois de 3ª categoria (km 52 e 161.8) e uma contagem de 1ª categoria (km 87.2). Havia a possibilidade de a jornada acabar num pequeno sprint, ou ser uma disputa entre os homens da geral.

Perfil da Etapa 4 da 39ª Vuelta a San Juan

Os fugitivos revelaram-se numerosos, havendo 15 homens a atacar a etapa. A maior surpresa na fuga foi o líder da geral, Sam Bennett (BORA – Hansgrohe), na busca de segurar a liderança numa etapa que não era ao seu estilo, que foi acompanhado de Harold López (Astana Qazaqstan Team), Tobias Lund Andresen (Team DSM), Davide Bais (EOLO – Kometa), Manuele Tarozzi (Green Project – Bardiani), Tomas Contte (Seleção da Argentina), Juan Pablo Dotti e Leonardo Cobarrubia (SEP San Juan), Laureano Rosas (Gremios por el Deporte), Gerardo Tivani (Agrupación Virgen de Fatima), Victor Ocampos (Medellín – EPM), Alexis Quinteros (Team Banco Guayaquil) e José Luis Rodriguez (Seleção do Chile). Os portugueses Miguel Salgueiro e Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) tabém marcaram presença na fuga do dia, que chegou a ter pouco mais de 7 minutos sobre o pelotão.

Na primeira meta volante do dia, Juan Pablo Dotti mostrou ser o mais forte, impondo-se face a Gerardo Tivani e a Leonardo Cobarrubia. De seguida, os ciclistas pela contagem de montanha de terceira categoria, onde Tomas Contte consolidou a sua liderança, batendo Laureano Rosas e Manuele Tarozzi. No prémio de montanha de primeira categoria, Tomas Contte somou mais 10 pontos à sua conta, colocando-se na liderança da montanha bem isolado! A surpresa do dia chegou quando Egan Bernal (INEOS Grenadiers) alcançou a fuga e fez quarto no prémio de montanha! Depois da Soudal – Quick-Step, Movistar e TotalEnergies assumirem o trabalho, a fuga acabou por ser anulada a 75km do fim.

Seguindo em pelotão, passaram ainda pela última contagem de montanha de terceira categoria, onde Tomas Contte voltou a ser o mais forte, batendo Manuele Tarozzi e Oier Lazkano (Movistar). Já na meta volante, foi o vencedor da terceira etapa, Quinn Simmons (Trek – Segafredo), que se impôs perante a concorrência. A caminho da meta, sobravam apenas três dos grandes sprinters em prova: Peter Sagan (TotalEnergies), Fernando Gaviria (Movistar) e Nicolás Tivani (Team Corratec).

A chegar ao final, as equipas começavam a ver o modo como iriam vencer a etapa. A TotalEnergies e a Movistar estavam já a trabalhar para os seus sprinters, mas a INEOS tinha planos diferentes. Sem Elia Viviani no grupo, a formação britânica atacou com Filippo Ganna, embora o sucesso não tenha sido o pretendido. As equipas que trabalharam para os seus velocistas viram o seu trabalho recompensado, e em velocidade ninguém conseguiu parar Fernando Gaviria! O colombiano voou para a vitória e para a liderança da geral, com Peter Sagan a ser segundo, enquanto Filippo Ganna ainda foi terceiro com o ataque a 500m.

O líder da geral, Sam Bennett, chegou a cerca de 12min depois. Rúben Simão (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) foi o melhor português, chegando no mesmo grupo, em 76º.

Após mais uma etapa, e rumo ao dia de descanso, Fernando Gaviria é agora o novo líder da geral, sucedendo a Sam Bennett, que liderava desde o primeiro dia! Manuele Tarozzi é o novo líder da montanha, após Tomas Contte ser desqualificado, Gerardo Tivani mantém a liderança dos sprints intermédios e Tobias Lund Andresen mantém a liderança da juventude.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock