Estreia com vitória! Rui Costa conquista o Trofeo Calvia na estreia pela Intermarché-Circus-Wanty!
O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) venceu o Trofeo Calvia, a primeira corrida do Challenge Mallorca, uma clássica de 150.1km com partida e chegada em Palmanova, batendo ao sprint o belga Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) e o irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost).
A prova começou com diversas tentativas de ataque com Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny), Ben Healy, Mirco Maestri (EOLO – Kometa Cycling Team) e Matthew Zimmer (Project Echelon Racing) a formaram a fuga do dia. A 136km do fim, Mateu Estelrich (Electro Hiper Europa) saiu do pelotão e tentava juntar-se ao grupo da frente. 20km depois, Estelrich foi alcançado pelo pelotão que estava a 3:00 do grupo da frente.
A 85km do fim, Louis Vervaeke atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente. 8km depois, Kobe Goossens (Intermarché-Circus-Wanty) e Ben Zwiehoff (Bora-Hansgrohe) juntaram-se a Vervaeke na perseguição aos quatro da frente. A 75km do fim, Julian Alaphilippe, Andrea Bagioli e Casper Pedersen (Soudal Quick-Step), Tim Wellens (UAE Team Emirates), Axel Zingle (Cofidis), Carlos Canal (Euskaltel-Euskadi) e Rui Costa saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo perseguidor. Brandon McNulty (UAE Team Emirates) e Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) abandonaram a prova após sofreram uma queda.
A 70km do fim, Wellens atacou e tentava chegar ao grupo da frente. 6km depois, Wellens caiu e o belg acabou por abandonar a prova. A 61km do fim, Maestri e Zimmer perderam o contacto com o grupo da frente. 14km depois, Zimmer e Maestri foram alcançados pelo grupo perseguidor. A 45km do fim, os dois da frente tinham 1:00 de vantagem sobre os perseguidores e 2:40 sobre o pelotão. 9km depois, Vervaeke atacou e Rui Costa foi o único que seguiu o belga.
A 21km da meta, Rui Costa e Vervaeke alcançaram os dois da frente. 3km depois, o grupo da frente tinha 44s sobre os perseguidores. A 16km da meta, Vervaeke atacou e isolou-se na frente da corrida. Eenkhoorn cedeu e Rui Costa e Healy tentavam chegar ao belga. 9km depois, Rui Costa e Healy alcançaram Vervaeke. A 4km da meta, os três da frente começaram a marcar-se e Healy aproveitou para atacar mas o irlandês não conseguiu isolar-se na frente da corrida.
A 2km da meta, ninguém do grupo da frente queria trabalhar e os perseguidores estavam cada vez mais perto. Nos metros finais, os três da frente estavam quase a ser alcançados, mas Healy atacou e o irlandês foi seguido por Rui Costa e Vervaeke. No sprint final, Vervaeke lançou o sprint e Rui Costa estava na sua roda. O português passou o belga, nos últimos metros, e conquistou assim a sua primeira vitória pela Wanty na sua estreia pela equipa belga. Healy completou o pódio.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) também participou na corrida mas o português acabou por abandonar a prova porque ficou envolvido numa queda.
Últimos metros
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com