Lucas Plapp, o príncipe of Buninyong, e Brodie Chapman são os novos Campeões de fundo da Austrália!
Lucas Plapp (Ineos Grenadiers) venceu a prova de fundo dos campeonatos nacionais da Austrália, uma prova de 185.6km com partida e chegada em Buninyong, após surpreender os seus adversários com um ataque a 1.8km da meta. Simon Clarke (Israel – Premier Tech) foi segundo e Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) terceiro, ambos a 3s.
Os campeonatos de fundo masculinos começaram com um ritmo alto e um grupo de 20 ciclistas ficou na frente da corrida com 30s de vantagem sobre o pelotão. A 120km do fim, Lachlan Morton (EF Education-EasyPost) atacou e ficou isolado na frente da corrida. Uns kms depois, Morton foi alcançado. Logo a seguir, Luke Durbridge (Team Jayco-AlUla), Kane Richards (ARA SKIP Capital), James Whelan (Hawthorn Cycling Club), Drew Morey (Kinan Racing Team) e Samuel Jenner (Team Bridgelane) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida.
Uns kms depois, o grupo da frente foram alcançados. Durante vários kms, vários ciclistas ficaram isolados na frente da corrida mas nenhum deles conseguiram ganhar um espaço importante. No início da última volta, um grupo de 15 ciclistas estava na frente da corrida. A 8km da meta, um grupo composto por Plapp, Matthews, Clarke, Morey e Whelan ficou isolado na frente da corrida. 1km depois, Plapp atacou e Whelan foi o único que não conseguiu seguir o ciclista da Ineos. Richards conseguiu reentrar no grupo da frente.
Durante os últimos kms, vários ataques aconteceram mas nenhum conseguiu isolar-se na frente da corrida com uma vantagem importante. Mas a 1.8km da meta, Plapp atacou e ninguém teve capacidade de o seguir. Plapp continuou com o seu ritmo e o ciclista da Ineos venceu assim pela segunda vez o título nacional de fundo. Clarke foi segundo após ser mais forte ao sprint que Matthews e Morey.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com

Brodie Chapman (Trek – Segafredo) venceu a prova de fundo feminina dos campeonatos nacionais da Austrália, um prova de 104.4km com partida e chegada em Buninyong, após surpreender as suas adversárias com um ataque na última subida. Grace Brown (FDJ-SUEZ) foi segunda e Amanda Spratt (Trek – Segafredo) terceira, ambas a 31s.
A prova começou com um ritmo baixo. Na quinta volta, Amber Pate (Team Jayco-AlUla) e Matilda Raynolds (ST KILDA CC) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. Poucos kms depois, as duas da frente foram alcançadas. Logo a seguir, Danielle De Francesco (ZAAF Cycling Team) atacou e as principais favoritas tiveram de responder. Devido ao forte ritmo, um grupo de 20 ciclistas ficou isolado na frente da corrida.
Uns kms depois, Georgie Howe (Team Jayco-AlUla) e Lauretta Hanson (Trek – Segafredo) atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. A três voltas do fim, as duas da frente tinham 1:00 de vantagem sobre o pelotão. No início da última volta, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. Na última subida, Georgia Baker (Team Jayco-AlUla) atacou mas a ciclista da Team Jayco-AlUla não conseguiu ganhar um espaço importante. Logo a seguir, Chapman impos um forte ritmo e atacou. Ninguém seguiu o ataque da ciclista da Trek.
Devido à falta de cooperação no grupo perseguidor, a vantagem de Chapman sobre as suas adversárias aumentou. A ciclista da Trek-Segafredo continuou com o seu forte ritmo e assim Chapman conquistou pela primeira vez um título nacional de fundo. No grupo perseguidor, Brown não deu hipótese no sprint final e foi segunda. Spratt foi mais forte ao sprint que Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco-AlUla) para ser terceira.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto principal: Ineos Grenadiers
Foto de Brodie Chapman: Trek – Segafredo
Foto do pódio feminino: Con Chronis