Ana Santos foi o raio que brilhou no dilúvio de Labruge! Roberto Ferreira bate o Campeão Nacional!

Na última corrida antes do Campeonato Nacional de Ciclocrosse, Labruge recebeu o Campeonato Regional do Porto, com um circuito bastante pesado a prometer uma manhã de corridas bastante intensa. Montado junto ao Parque Escolar local, o circuito aproximava-se mais do XCO do que o habitual, com o organizador, Carlos Vigo, a referir ao Ciclismo Mundial, ainda antes de qualquer partida, que tinham optado por escolher um traçado com trilhos de monte, ao invés dos tradicionais parques urbanos que recebem as corridas desta vertente.

Da reta da meta era possível observar o mar das praias de Labruge, que, tal como o tempo, se apresentava algo perigoso. Pelas 9h20 os ciclistas começaram a alinhar para a primeira partida, com o escalão de escolas a ser o primeiro a ser chamado. A eles seguiram-se os Masters, depois Femininas e Cadetes Masculinos, e por fim os Elites, Sub23 e Juniores Masculinos! Nas corridas de maior destaque do dia, Ana Santos (X-Sauce Factory Team) conquistou um grande triunfo no seu regresso à competição, e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) bateu o Campeão Nacional em sua casa, num circuito que assentava perfeitamente nas suas características!

Elites Femininas

Pódio Elite Feminino com Joana Monteiro – Ana Santos – Jéssica Costa (da esquerda para a direita)

A corrida das Elites foi bastante intensa, com a Campeã Nacional de CX, Ana Santos (X-Sauce Factory Team), a tomar a dianteira após um arranque tranquilo de todas as presentes. Assim que abriu espaço, a jovem ciclista de apenas 20 anos não mais olhou para trás, e o fosso para as restantes foi-se abrindo progressivamente. A vitória no regresso foi a cereja no topo do bolo, e deixa Ana ainda mais motivada para o Campeonato Nacional da próxima semana, onde irá tentar alcançar o quinto título consecutivo. Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi segunda, a 2:59, numa corrida onde confessou não ter querido correr grandes riscos que viessem a comprometer o resultado final. O foco está no Campeonato Nacional, e por isso hoje fez uma corrida que serviu como uma boa preparação. No terceiro posto terminou Jéssica Costa (Guilhabreu MTB), já a 11:08.

Elites Masculinos

Pódio Elite Masculino om Mário Costa – Roberto Ferreira – Guilherme Muller (da esquerda para a direita)

Na corrida dos Elites, o arranque foi bastante disputado, com Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Pedro Miguel Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) a saírem nas primeiras posições. Na segunda metade de volta, porém, Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) chegou-se à frente, e escapou na companhia de Roberto, com os dois a cruzarem a meta com 5s de vantagem sobre Bruno Silva. Na segunda volta, Mário tentou atacar o adversário, mas não teve sucesso, e na volta seguinte Roberto atacou e conseguiu escapar. Num circuito que lhe assentava bastante bem, o ciclista da equipa de Guilhabreu ganhou vantagem volta atrás de volta, para se consagrar com uma importante vitória antes dos Campeonatos Nacionais. Mário foi segundo, já a 1:20, enquanto o brasileiro Guilherme Muller (Audax Bike Team) foi terceiro, a 1:44, após ter feito uma corrida de trás para a frente, trocando de posição com Bruno Silva durante a quarta de seis voltas ao circuito local.

Sub-23 Femininas

Pódio Sub-23 Feminino com Catarina Lopes – Beatriz Guerra (da esquerda para a direita)

Nas Sub-23, foi a estreante Beatriz Guerra (Guilhabreu BTT) a conquistar a vitória, estando a competir no seu primeiro ano de júnior. Em busca de maior competição e desafio, Beatriz arriscou com a inscrição na categoria superior, e conseguiu capitalizar com a vitória, batendo a sua única adversária, Catarina Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), por 1:48.

Sub-23 Masculinos

Pódio Sub-23 Masculino com Tomás Mota – João Cruz – Tomás Frazão (da esquerda para a direita)

Nos Sub-23, a corrida foi desde cedo dominada por João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), que ganhou vantagem aos adversários logo nos primeiros metros e não mais foi alcançado após as cinco voltas ao circuito local. Tomás Mota foi quem mais tentou dar resposta, e ainda rodou no seu encalço durante a primeira volta, mas a diferença tornou-se significativa, num circuito que assentava na perfeição ao ciclista da equipa de Vila do Conde. No final, a diferença cifrou-se nos 3:01, com João Cruz a conquistar a vitória. O terceiro posto ficou para Tomás Frazão (Guilhabreu MTB), a 3:22.

Juniores Masculinos

Pódio Júnior Masculino com Tomás Gaspar – Rafael Sousa – Guilherme Barros (da esquerda para a direita)

Nos Juniores, as primeiras voltas foram bastante equilibradas, com Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) a destacarem-se dos adversários, e a rodarem adiantados. Os dois pareciam muito iguais a cada passagem pela meta, mas foi na terceira das quatro voltas que o Campeão Nacional do escalão, Rafael, conseguiu ganhar vantagem e só parou quando levantou os braços na meta para celebrar a vitória. Tomás foi segundo, a 1:01, enquanto Guilherme Barros (Guilhabreu MTB) foi terceiro, a 1:41.

Juniores Femininas

Pódio Júnior Feminino com Daniela Isidoro

Nas Juniores Femininas, Daniela Isidoro (Bingoal WB Ladies) foi a única a arrancar, aproveitando assim para vencer uma corrida em que pode preparar a nova temporada que está a começar com a equipa belga. Sem qualquer desmérito, Daniela venceu no seu escalão, e está a ficar cada vez mais preparada para o desafio internacional!

Cadetes Masculinos

Pódio Cadete Masculino com Lucas Angélico – Gonçalo Costa – André Ribeiro (da esquerda para a direita)

Nos Cadetes, foi a Landeiro – KTM – Matias&Araújo – Frulact a superiorizar-se uma vez mais à concorrência. Na primeira volta, Gonçalo Costa e Gonçalo Rodrigues ganharam vantagem sobre os adversários, mas tinham Lucas Angélico (Sabor do Norte / BilaBiker’s Racing Team) a apenas 5s. Na segunda volta, Gonçalo Rodrigues sofreu com um furo, e acabou por ceder terreno, trocando para uma bicicleta que não era a sua, e que por isso não lhe permitiu aplicar toda a sua potência. Isolado, Gonçalo Costa voou para um triunfo confortável, com Lucas a ser segundo, a 46s, e André Ribeiro (Guilhabreu MTB) terceiro, a 1:02.

Cadetes Femininas

Pódio Cadete Feminino com Matilde Moreira – Margarida Vasconcelos (da esquerda para a direita)

Nas Cadetes, a Campeã Nacional Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) conquistou mais um importante triunfo em véspera de defesa de título, terminando destacada perante a sua única adversária, que fez também ela uma bela corrida, Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube), que foi segunda, a 5:09.

Escolas Masculinos

Pódio Escolas Masculino com Carlos Leal – Afonso Silva – Diogo Maia (da esquerda para a direita)

Nos Escolas, a corrida foi bastante intensa, com Carlos Leal (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) a rolar destacado na primeira volta, tendo Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) a apenas 10s. O ciclista da equipa de Roriz, porém, acabou por carburar na segunda das duas voltas, e a meio da mesma rodava já com 15s de avanço sobre o seu adversário direto. Até à meta, Afonso controlou toda a corrida, e triunfou com 25s de vantagem para Carlos, enquanto Diogo Maia (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi terceiro, a 1:02.

Escolas Femininas

Pódio Escolas Feminino com Raquel Isidoro – Marta Gaspar (da esquerda para a direita)

Do lado feminino, Marta Gaspar (Penafiel Bike Clube) foi a grande vencedora, superando a sua adversária, Raquel Isidoro (Agência Avenida / D’Helvetia), que se estreava nas competições de ciclocrosse, à imagem do que a sua irmã, Daniela, tem vindo a fazer no escalão de juniores.

Master30 Masculinos

Pódio Master30 Masculino com Fábio Oliveira – Augusto Midão – Hugo Ferreira (da esquerda para a direita)

Nos Master30, a primeira volta foi bastante equilibrada entre o Campeão Nacional, Augusto Midão (Rompe Trilhos / Ajpcar), e Fábio Oliveira. Na volta seguinte, porém, Midão ganhou vantagem e isolou-se, controlando até final para não mais ser alcançado, terminando com 24s de vantagem sobre o seu mais direto adversário. O seu colega de equipa, Hugo Ferreira (Rompe Trilhos / Ajpcar), fez também ele uma grande corrida, terminando a 1:16.

Master40 Masculinos

Pódio Master40 Masculino com Manuel Pereira – Rogério Matos – José Magalhães (da esquerda para a direita)

Nos Master40, o Campeão Nacional Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar) conquistou mais uma vitória a um nível a que já está habituado, isolando-se cedo da concorrência que só o voltou a ver na linha de chegada. Manuel Pereira (Grupo CCR / AP Motors / Lobos Averomar Cycling) foi o segundo classificado, a 2:16, enquanto José Magalhães (Guilhabreu MTB) foi terceiro, a 2:49.

Master50 Masculinos

Pódio Master50 Masculino com Vítor Teixeira – António Passos – Mário Costa (da esquerda para a direita)

Nos Master50, a luta foi também ela muito desigual, com o Campeão Nacional António Passos (Rompe Trilhos / Ajpcar) a ganhar vantagem e a seguir isolado até à meta, batendo os adversários por larga margem. Vítor Teixeira (RioNatura – Escola de Ciclismo de Santo Tirso) foi segundo, a 4:15, e Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) terceiro, a 7:40.

Master60 Masculinos

Pódio Master60 Masculino com José Reis – Joaquim Pinto (da esquerda para a direita)

Nos Master60, o Campeão Nacional Joaquim pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) foi o grande vencedor, tendo batido o seu único adversário, José Reis, por 1:01.

Masters Femininas

Pódio Master Feminino com Célia Silva – Virgínia Moreira (da esquerda para a direita)

Nas Masters Femininas, apenas duas atletas alinharam à partida, com Virgínia Moreira (Saertex Portugal / Edaetech) a terminar bastante destacada e a conquistar a vitória, batendo Célia Silva (Proteu Cycling Team – Casa do Povo de Retorta), que foi sobrevivendo a várias quedas para terminar num belo segundo posto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock