Laporte soma mais uma no pavê e vence a Binche – Chimay – Binche!
O francês Christophe Laporte (Jumbo – Visma) venceu a Binche – Chimay – Binche, clássica belga de 198.6km com partida e chegada na cidade que dá nome à corrida, batendo o norueguês Rasmus Tiller (Uno-X Pro Cycling Team) por 3s! O primeiro grupo chegou a 8s, com o francês Hugo Page (Intermarche – Wanty – Gobert) a levar a melhor ao sprint para ser terceiro.
A 35ª Binche – Chimay – Binche contou com a presença de Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), na sua primeira aparição como Campeão Mundial, mas também do veterano Philippe Gilbert (Lotto Soudal), que fazia a sua última corrida no seu país. Luke Durbridge (BikeExchange – Jayco), Torsten Demeyere (Tarteletto – Isorex), Karl Patrick Lauk (Bingoal Pauwels Sauces WB), Evaldas Siskevicius (Go Sport – Roubaix Lille Métropole), Adam de Vos (Human Powered Health) e Yentl Vandevelde (Minerva Cycling Team) formaram a fuga do dia, ganhando uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A 90km do fim, Victor Campenaerts (Lotto Soudal) esboçou um ataque, e as movimentações começaram a suceder-se, com Remco Evenepoel a mexer-se diversas vezes, com Biniam Girmay (Intermarche – Wanty – Gobert), Florian Vermeersch (Lotto Soudl), Stan Dewulf (AG2R Citroen Team) e Christophe Laporte também envolvidos nas movimentações. Com tudo isto, a 70km do fim a fuga estava alcançada e a corrida acalmou por momentos.
A 50km da meta, uma nova movimentação surgiu, com cerca de 20 ciclistas a ganharem vantagem sobre o pelotão. Nesse grupo seguiam Tim Merlier (Alpecin – Deceuninck), Arnaud de Lie (Lotto Soudal), Mike Teunissen (Jumbo – Visma), Bryan Coquard (Cofidis), Taco van der Hoorn (Intermarche – Wanty – Gobert), mas também Rasmus Tiller. A diferença para o pelotão cimentou-se nos 30s, mas não estava fácil de fechar o espaço pelas equipas que puxavam no pelotão.
Com a chegada aos paralelos, o grupo da frente implodiu e deixou de colaborar, com o pelotão a alcançá-los a 30km da chegada. Remco Evenepoel dava o dia por terminado, e optava por terminar ao lado de Iljo Keisse (Quick-Step Alpha Vinyl), que fazia a sua última corrida. Tony Gallopin (Trek – Segafredo) acabou por provocar a movimentação decisiva, e adiantou-se, ganhando também 30s sobre o pelotão. Os contra-ataques começaram a surgir, e formou-se um grupo na frente, que incluía, Tiller, Laporte, Page, mas também Gilbert.
Com o grupo já próximo do final, em posição de discutir a vitória, Laporte não quis esperar pelo sprint e atacou, com apenas Tiller a responder. Os dois isolaram-se e trabalharam até aos metros finais, onde Laporte foi mais forte e arrancou para vencer, chegando isolado à meta com um exausto Tiller atrás de si. A luta do grupo perseguidor pela terceira posição foi apertada, mas Hugo Page levou a melhor sobre Greg van Avermaet (AG2R Citroen Team) e Toms Skujins (Trek-Segafredo) e completou o pódio.
O Pódio do Dia

Classificações
Results powered by FirstCycling.com