Richard Caparaz vence no dia em que Remco Evenepoel se consagra como Rei da Vuelta!

O equatoriano Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) venceu a vigésima etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 181km entre Moralzarzal e Puerto de Navacerrada, batendo o neerlandês Thymen Arensman (Team DSM) por 8s e o espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) por 13s.

A vigésima etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 172km do fim, Robert Stannard e Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck), Simon Gugliemi (Team Arkéa -Samsic), Clément Champoussin (AG2R Citroen Team), Rubén Fernandez (Cofidis), Daniel Navarro (Burgos – BH) e Joan Bou (Euskaltel – Euskadi) saíram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. Uns kms depois, Gino Mader (Bahrain Victorios) e Gregor Muhlberger (Movistar Team) saíram do pelotão e tentavam chegar ao grupo da frente. Bou perdeu o contacto com a frente da corrida.

A 152km do fim, Carapaz, Marc Soler (UAE Team Emirates), Thibaut Pinot e Sébastien Reichenbach (Groupama – FDJ), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost), Robert Gesink (Jumbo – Visma) e Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) saíram do pelotão e estavam quase a chegar aos dois perseguidores. Uns metros depois, Soler acelerou, passou Mader e tentava chegar à frente da corrida. Champoussin perdeu contacto com a frente da corrida. No pelotão, o ritmo estava muito alto, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) cedeu.

A 147km do fim, na primeira contagem do dia, Stannard foi o primeiro a passar no alto. Louis Meintjes (Intermarché – Wanty – Gobert), Alejandro Valverde (Movistar Team), Vincenzo Nibali e David De La Cruz (Astana Qazaqstan Team), Rohan Dennis (Jumbo – Visma), Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe), Jesus Herrada (Cofidis), Jan Polanc (UAE Team Emirates) e Raul Garcia Pierna e Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) saíram do pelotão e tentavam chegar ao grupo de Carapaz.

A 141km do fim, Soler chegouu aos cinco da frente. O grupo de Valverde chegou ao grupo de Carapaz. 7km depois, Rodriguez foi alcançado pelo pelotão. A 112km do fim, Soler e Stannard atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 4km depois, o grupo de Carapaz e Valverde juntou-se aos quatro perseguidores. A 100km do fim, os dois da frente tinham 1:12 de vantagem sobre o grupo perseguidor e 5:09 sobre o pelotão que era comandado pela Bora – Hansgrohe.

A 93km do fim, Pinot, Mader e Mulhberger atacaram e tentavam chegar aos dois da frente. 5km depois, Stannard foi o primeiro a passar no alto, da segunda contagem do dia. A 70km do fim, os três perseguidores juntaram-se aos da frente. 12km depois, o grupo de Valverde e Carapaz juntou-se aos cinco da frente. A 49km do fim, na terceira contagem do dia, Dennis foi o primeiro a passar no alto. 5km depois, Carapaz, Higuita e Meintjes atacaram e ficaram isolados na frente da corrida.

Vuelta Espana 2022 – 77th edition – 20th stage – Moralzarzal – Puerto de Navacerrada 181 km – 10/09/2022 – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2022

A 18km da meta, os três da frente tinham 47s de vantagem sobre o grupo de Valverde e 1:52 sobre o grupo dos favoritos. 2km depois, Carapaz atacou e Higuita foi o único que seguiu o equatoriano. A 11km da meta, João Almeida (UAE Team Emirates) comandava o grupo dos favoritos. Rodriguez perdeu o contacto com o grupo dos favoritos. 1km depois, Rigoberto Úran perdeu o contacto com o grupo dos favoritos. A 8.4km da meta, Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) perdeu o contacto com o grupo dos favoritos. 2km depois, Miguel Angel Lopez (Astana Qazaqstan Team) tentou sair do pelotão mas Juan Ayuso (UAE Team Emirates) não deixou o colombiano ganhar um espaço importante. Na frente da corrida, Carapaz largou Higuita e o equatoriano ia em busca de mais uma vitória.

A 5km da meta, Carapaz tinha 19s de vantagem sobre o grupo dos favoritos. 1.3km depois, Arensman atacou e o neerlandês ia em busca de Carapaz. João Almeida, Sergio Higuita e Juan Ayuso comandavam o grupo dos favoritos. Carapaz aguentou o forte ritmo de Arensman e venceu a vigésima etapa da Vuelta. Arensman foi segundo a 8s e com o seu segundo lugar, o neerlandês subiu à sexta posição da geral por apenas 1s sobre Rodriguez. Ayuso foi o mais forte ao sprint no pelotão e foi terceiro a 18s.

João Almeida foi 9º a 17s e o português subiu à quinta posição na geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 48º a 12:16 e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 111º 31:58.

Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) manteve a liderança da geral e da juventude. Mads Peedersen (Trek – Segafredo) manteve a liderança da classificação por pontos e Carapaz manteve a liderança da classificação da montanha.

Vuelta Espana 2022 – 77th edition – 20th stage – Moralzarzal – Puerto de Navacerrada 181 km – 10/09/2022 – Remco Evenepoel (BEL – Quick-Step Alpha Vinyl Team) – photo Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2022

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock