Iker Prado conquista GP Alves Barbosa!

O espanhol Iker Prado (Logos Team) venceu o 22.º Grande Prémio Alves Barbosa, prova por etapas com duas jornadas que decorreu este fim de semana para o pelotão de cadetes! A corrida é feita em homenagem ao antigo corredor Alves Barbosa, que venceu por três vezes a Volta a Portugal! Na segunda posição da geral terminou Afonso Gomes (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia), e em terceiro Tiago Carmo (Academia Efapel de Ciclismo), ambos a 4s.

Iker Sanchez venceu a primeira etapa num apertado sprint!

A primeira etapa da corrida contou com 75km entre Montemor-o-Velho e Águeda, e foi ganha pelo espanhol Iker Sanchez (Logos Team), que bateu ao sprint o português José Salgueiro (Landeiro – KTM – Matias&Araujo – Frulact) após os dois terem escapado na fase final da jornada! João Nunes (Alenquer – GDM – Anipura) foi terceiro, a 9s do vencedor.

O dia inaugural do GP Alves Barbosa foi desde cedo muito atacado e poucas foram as chances para as diversas fugas que se foram formando ao longo do dia. Com tantas forças já gastas, a 10km do fim a dupla de Iker Sanchez e José Salgueiro conseguiu escapar e o pelotão já não teve forças para os ir buscar. No sprint final, o espanhol bateu o português num sprint milimétrico e tornou-se o primeiro líder da corrida.

Iker Prado venceu em fuga a segunda etapa da corrida!

A segunda etapa ligou Cantanhede a Montemor-o-Velho, em 76.8km, e foi ganha pelo espanhol Iker Prado, que atacou na subida final para o Castelo de Montemor-o-Velho e se isolou da restante concorrência em fuga para conquistar a etapa e a geral da corrida! Na segunda posição terminou o português Tiago Carmo, e em terceiro o português Afonso Gomes, ambos a 4s do vencedor!

Após um começo muito rápido, foi na segunda contagem de montanha do dia, em Boleta, ao km 32, que a fuga surgiu, primeiro com três ciclistas a escaparem e a receberem depois a companhia de outros doze, formando assim um grande grupo escapado, que ganhou 2min sobre o pelotão. Apesar do trabalho de várias equipas, a diferença nunca conseguiu ser fechada, e foi mesmo a fuga que acabou por discutir a vitória, com Prado a atacar sem resposta para alcançar o triunfo.

O pódio final com todos os vencedores!

A geral foi ganha por Prado, com 4s sobre Afonso Gomes, segundo, e sobre Tiago Carmo, terceiro. Afonso Gomes venceu também a classificação por pontos e a classificação dos sprints intermédios. José Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) venceu a classificação da montanha e João Anunciação (Alenquer – GDM – Anipura) foi o melhor cadete de primeiro ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock