Luis Mendonça está de regresso com vitória na etapa 1 do GP JN!
O português Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi o mais forte ao sprint na etapa 1 do GP Jornal de Notícias, uma ligação de 143.7km com partida e chegada em Gondomar, vencendo assim no seu regresso à competição após a ausência da Volta a Portugal! O sprinter da equipa de Águeda bateu o seu colega de equipa, António Carvalho (Glassdrive – Q8 – Anicolor), que foi segundo, e também Rafael Silva (Efapel Cycling), que foi terceiro.
A primeira etapa em linha do GP JN tinha previsto um circuito de pouco mais de 140km com partida e chegada em Gondomar, com alguma dureza que poderia eliminar alguns dos candidatos pelo caminho. A primeira fase da etapa foi muito rápida, com muitas tentativas de fuga a não sucederem, e só ao km 36 a corrida acalmou quando Venceslau Fernandes (ABTF Betão – Feirense), David Delgado (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Daniel Dias (Kelly – Simoldes – UDO), Rui Carvalho e Gonçalo Amado (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), Francisco Garcia Rus (Aluminios Cortizo), Sérgio Gines (Drone Hopper – GSport) e Manuel Alonso (Supermercados Froiz) conseguiram escapar. O grupo alcançou uma vantagem estável sobre o pelotão de cerca de 3min.
Ao km 88, José Mendes (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Jacobus Jooste (JV Perfis / Windmob) tentaram escapar, mas também não tiveram sucesso. Com o aproximar dos kms finais, a fuga começou a perder o entendimento que trazia e na frente ficaram apenas Amado, Delgado, Ginés e Venceslau. Perante um ritmo rápido das equipas que comandavam o pelotão, Amado foi o último alcançado, já a 5km da chegada, com a Efapel a impor um ritmo rápido que acabou por partir o grupo.
A Glassdrive – Q8 – Anicolor assumiu o lançamento do sprint a 2km do fim, com Maurício Moreira e António Carvalho a fazerem um grande trabalho para levar Luís Mendonça à vitória! O regressado sprinter apenas teve de finalizar e conquistou um emotivo triunfo! O primeiro grupo contou com apenas 11 ciclistas, com o pelotão a chegar a 23s, com muitos ciclistas atrasados a receberem o mesmo tempo desse pelotão, sinal que uma queda terá certamente sucedido.
Com os resultados do dia, Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor) continua na liderança da geral e da classificação por pontos, Gonçalo Amado é o primeiro líder da montanha e Daniel Dias permanece o melhor jovem. A Glassdrive lidera coletivamente.
A etapa 2 terá partida e chegada mais a norte, em Santo Tirso. Apesar de o percurso ter apenas 95km, a chegada será no alto da Nossa Senhora da Assunção, subida de segunda categoria, que irá proporcionar ataques e definir a geral, no final mais seletivo desta corrida.
Foto: Igor Martins / Global Imagens
Classificações
Results powered by FirstCycling.com