António Carvalho vence na Senhora da Graça num dia de domínio da Glassdrive / Q8 / Anicolor!

O português António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor) venceu a etapa rainha da Volta a Portugal, uma ligação de 174.5km entre Paredes e Mondim de Basto, com final na tradicional subida à Senhora da Graça! Ao seu lado terminaram o camisola amarela, Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), e o camisola da montanha, Maurício Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), todos com o mesmo tempo.

Em dia de etapa rainha da Volta, uma fuga formou se desde cedo com Robin Carpenter e Kyle Murphy (Human Powered Health), Oscar Pelegri e Victor Langellotti (Burgos – BH), Unai Iribar (Euskatel – Euskadi), Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Joaquim Silva (Efapel Cycling), Bruno Silva (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO), César Martingil (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Alvaro Trueba (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) e Venceslau Fernandes (ABTF Betão – Feirense). O grupo chegou a ter uma vantagem de três minutos, que foi sempre muito oscilante, devido ao ritmo que a Glassdrive levou ao longo de todo o percurso.

Na frente, Joaquim Silva aproveitou para ir somando pontos para a classificação da montanha e chegou até a ser líder virtual da classificação após o topo da Serra do Marão. Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor) foi quem assumiu o trabalho durante uma grande parte da etapa, abrindo para o lado no início da subida para o Barreiro, com Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor) a assumir as despesas. O pelotão começou imediatamente a fracionar-se, assim como a fuga, que aumentava o ritmo e perdia unidades.

A poucos kms do topo, Fábio Costa atacou na frente e isolou-se, enquanto Joaquim Silva era vítima de uma avaria e não podia discutir a contagem do Barreiro para garantir que iria levar para casa a camisola da montanha. No pelotão, após um grande trabalho de Aleksandr Grigoriev (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) que começou a partir a sério o pelotão, Alejandro Marque atacou e apenas Figueiredo, Moreira e Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) conseguiram seguir. Mais atrás, António Carvalho veio a ritmo e rapidamente fez também a ponte. Como o topo da subida já próximo, apenas Fábio Costa restava na frente, mas Frederico atacou para garantir pontos importantes de montanha, com o colega de equipa escapado já no pelotão.

Depois de ter mexido e partido a jornada, Alejandro Marque acabou por sofrer uma avaria já em descida e passou um mau bocado, mas conseguiu recuperar e atacar novo em busca de fazer diferenças para a Glassdrive. Tal não sucedeu e os seis chegaram juntos à subida final, com Fábio Costa a acelerar e abrir para o lado mal as rampas inclinaram, fechando assim mais um grande trabalho!

Logo nas primeiras rampas da Senhora da Graça, António Carvalho atacou sem resposta e ganhou uma vantagem de cerca de 20s para os adversários e para os colegas de equipa, com Marque a assumir o trabalho do grupo. Logo de seguida, Figueiredo atacou e apenas Moreira foi capaz de responder, fazendo assim a ponte para a frente, onde se juntava um trio da Glassdrive, enquanto os adversários estavam subida abaixo a tentar não perder muito mais.

O trio seguiu junto e sem qualquer ameaça até à meta, e na ausência de bonificações, a vitória ficou bem entregue a António, que tem trabalhado bastante durante os últimos dias em prol da equipa, e que ainda assim é quarto na geral. Marque perdeu 46s, enquanto Luís Fernandes chegou a 1:14 e assim colocou o seu lugar no pódio da geral final em perigo.

Com os resultados de hoje, Frederico Figueiredo segue na liderança da geral com 7s sobre Maurício Moreira e, agora, 1:52 sobre Luís Fernandes. O ciclista português lidera também a montanha, sendo já vencedor virtual, e na mesma situação encontra-se o camisola verde, Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling). Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA) é o melhor jovem, tendo ganho novamente quase 3:00 sobre os adversários mais diretos na luta pela camisola branca.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock