Alexandra Manly conquista a tão desejada vitória no World Tour!
A australiana Alexandra Manly (Team BikeExchange – Jayco) venceu a quarta etapa do Tour of Scandinavia, uma ligação de 119km entre Askim e Mysen, batendo ao sprint a australiana Chloe Hosking (Trek – Segafredo) e a italiana Laura Tomasi (UAE Team ADQ).
A quarta etapa começou com um ritmo alto. A 101km do fim, Sophie Wright (UAE Team ADQ) saiu do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. 2km depois, Wright foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Amber Kraak (Jumbo – Visma) foi a primeira a passar no alto. A 90km do fim, Eline Van Rooijen (Parkhotel Valkenburg) saltou do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. 3km depois, Van Rooijen foi alcançada pelo pelotão.
A 72km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Alison Jackson (Liv Racing XSTRA) foi a mais forte. 9km depois, Jeanne Korevaar (Liv Racing XSTRA) tentou sair do pelotão mas a neerlandesa não teve sucesso. A 58km do fim, Femke Markus (Parkhotel Valkenburg) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. 12km depois, Markus foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Mischa Bredewold (Parkhotel Valkenburg) e Lourdes Oyarbide (Movistar Team) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida.
A 45km do fim, Eluned King (Le Col Wahoo) tentou saltar do pelotão e juntar-se às duas da frente mas a britânica não teve sucesso. 6km depois, na segunda contagem do dia, Oyarbide foi a primeira a passar no alto. A 36km do fim, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. 7km depois, Valerie Demey (Liv Racing XSTRA) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. A 27km do fim, Nicole Steigenga (Team Coop – Hitec Products) atacou e juntou-se a Demey na frente da corrida.
A 21km do fim, Liane Lippert (Team DSM) atacou no pelotão e foi seguida por várias ciclistas mas Marianne Vos (Jumbo – Visma) fechou o espaço. 1km depois, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. A 18km do fim, no segundo sprint intermédio, Tamara Dronova (Roland Cogeas Edelweiss Squad) foi a mais forte. 7km depois, Alice Barnes (Canyon // SRAM Racing) atacou e ficou isolada na frente da corrida. A 9.6km da meta, Manly saiu do pelotão e juntou-se a Barnes na frente da corrida.
A 8km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez-Futuroscope) ficou presa mas a dinamarquesa conseguiu reentrar no pelotão. 4.5km depois, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, Anouska Koster (Jumbo – Visma) atacou e a neerlandesa foi seguida por Ella Harris (Canyon // SRAM Racing), Barnes, Hosking, Manly e Tomasi. Na parte de trás do pelotão, uma queda aconteceu na qual ficaram envolvidas Niamh Fisher-Black e Demi Vollering (Team SD Worx).
A 1km da meta, as seis da frente tinham cerca de 7s de vantagem sobre o pelotão. A 200 metros da meta, Harris abriu para o lado e Barnes lançou o sprint mas Hosking e Manly passaram logo a britânica. Hosking parecia que ia para a vitória mas, nos últimos metros, Manly passou a sua compatriota para conquistar a sua primeira vitória no World Tour. Tomasi foi mais forte que Barnes, nos últimos metros, e foi terceira. Vos foi sexta e conseguiu fechar o espaço do grupo da frente sobre o pelotão, no sprint final. Fisher-Black chegou a 4:57 e Vollering a 5:00 e ainda não se sabe o estado de ambas as ciclistas mas o mais provável é não partirem na etapa de amanhã.
Vos manteve a liderança da geral. Jackson manteve a liderança da classificação por pontos e Kraak manteve a liderança da classificação da montanha. Shari Bossuyt (Canyon // SRAM Racing) manteve a liderança da juventude.
Os metros finais
Pódio da Etapa

Classificações
Results powered by FirstCycling.com