Luís Gomes vence de forma emocionada a etapa 7 da Volta no dia abençoado do Bom Jesus!
O português Luís Gomes (Kelly / Simoldes / UDO) venceu ao sprint, num grupo reduzido, a etapa 7 da Volta a Portugal, uma ligação de 150.1km entre Santo Tirso e Braga, batendo o compatriota Gonçalo Leaça (LA Alumínios / Credibom / Marcos Car) e o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi), após terem escapado do pelotão nos kms iniciais da etapa.
Após as últimas etapas terem sido rápidas, a jornada começou com uma rápida formação da fuga do dia, com Calum Johnston (Caja Rural – Seguros RGA), Juan López Cózar (Burgos – BH), Joey Rosskopf (Human Powered Health), Txomin Juaristi e Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Scott Mcgill (Wildlife Generation Pro Cycling), Joaquim Silva (Efapel Cycling), João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), Luís Gomes e José Sousa (Kelly / Simoldes / UDO), César Martingil (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Mateu Estelrich (Electro Hiper Europa – Caldas), Rafael Lourenço (Atum General / Tavira / AP Maria Nova Hotel), Rui Rodrigues (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Gonçalo Leaça (LA Alumínios / Credibom / Marcos Car)
McGill e Matias lutaram pelos pontos dos sprints intermédios ao longo de todo o dia, com o americano a vencer os três e a colocar-se numa liderança virtual com 12pts sobre o português, enquanto a única contagem de montanha intermédia, a quarta categoria de Vila Franca, foi ganha por Etxeberria. A fuga foi tendo uma vantagem que parecia controlada pelo pelotão a 3min, mas acabou por aumentar a cerca de 60 km da meta para cima dos 4min. A Glassdrive ainda tentou fechar o espaço antes da subida ao Sameiro, mas não foi capaz e a discussão da etapa deu-se mesmo entre os homens da fuga.
Nas primeiras rampas da subida, Luís Gomes atacou e recebeu pouco depois a companhia de Joaquim Silva e Txomin Juaristi. Leaça, Rosskopf, Johnston e Etxeberria acabariam por chegar pouco depois, mas Joaquim Silva conseguiu atacar e apenas Luís Gomes o conseguiu seguir. Os portugueses passaram na dianteira sozinhos, mas acabaram por ser alcançados já na descida para a meta pelos outros quatro elementos. Rosskopf entrou na frente para a reta da meta, mas Luís Gomes saiu um pouco mais de trás e bateu toda a concorrência com uma bela ponta de velocidade!
O pelotão fez a subida a grande ritmo e desfez-se completamente, com um ataque de Barry Miller (BAI Sicasal Petro de Luanda) a ser a maior figura ao protagonizar um único ataque. O estadunidense foi alcançado já após o topo por um pequeno grupo com os principais favoritos, à exceção de André Cardoso (ABTF Betão – Feirense), que viria a perder algum tempo, mas o suficiente para manter o quinto lugar na geral. Matias concluiu na oitava posição, um pouco à frente do grupo dos favoritos, ganhando de novo pontos a McGill e a colocar-se a apenas 4pts de diferença.
Com os resultados de hoje, Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) segue na liderança da geral, Scott McGill na liderança dos pontos, Maurício Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor) na liderança da montanha e Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA) da juventude.
Sprint final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com