Jake Stewart alcança primeira vitória da carreira na abertura do Tour de l’Ain!

O britânico Jake Stewart, da Groupama-FDJ, venceu ao sprint a 1ª etapa do Tour de l’Ain, deixando no 2º posto o francês Romain Cardis, da St Michel-Auber93, e no 3º o belga Stan van Tricht, da Quick-Step Alpha Vinyl.

A jornada de abertura da prova por etapas francesa, disputada no departamento de Ain, perto da fronteira com a Suíça, apresentava uma ligação de 152 km, entre Châtillon-Sur-Chalaronne e Val-Revermont. O percurso seria maioritariamente plano, apresentando ainda assim duas contagens de 4ª categoria já perto do final, que poderiam baralhar um pouco as contas do sprint.

Perfil da etapa 1 do Tour de l’Ain

A fuga do dia foi composta por três unidades: Tim Wellens, ciclista da Lotto Soudal que já assinou com os Emirates para a próxima temporada, e também Stefan Bissegger, da EF Education-Easy Post, e Mattis Lebeau, da Nice Métropole Côte d’Azur.

A vantagem dos escapados ainda cresceu até cerca de 3’40”, antes das formações dos sprinters começarem a recuperar o tempo perdido.

Antes da primeira das duas contagens de 4ª categoria, Stefan Bissegger ainda tentou a sua sorte, mas sem sucesso, acabando por ser alcançado após a contagem, a 25 km do final.

A fase final da jornada foi bastante movimentada, com vários ataques na frente do pelotão. Uma das principais movimentações surgiu da parte de Nicolas Debeaumarché (St Michel Auber 93), conseguindo abrir algum espaço para o grupo principal. Depois, alguns corredores conseguiram chegar ao ciclista francês, entre eles Cristian Rodriguez (TotalEnergies) e Anthony Delaplace (Arkéa Samsic) .

O pelotão acabaria por alcançar os atacantes antes da última subida, com a Quick-Step a preparar o ataque do campeão do mundo, Julian Alaphiippe, que surgiu mesmo no topo da ascensão. No entanto, com o pelotão bem composto e a rodar em ritmo elevado, não houve espaço para Loulou levar a sua avante.

Tudo parecia encaminhado para uma decisão em pelotão compacto, no entanto, no quilómetro final, a Quick-Step voltou a atacar, desta vez através de Rémi Cavagna. O francês conseguiu ganhar alguns metros à concorrência, com as equipas dos sprinters em ritmo furioso no lançamento dos velocistas.

Apesar do esforço, Cavagna acabou por ser alcançado a meros 200 metros do risco, com Romain Cardis a passar o compatriota em grande velocidade. Contudo, logo atrás do homem da St Michel-Auber93 vinha o sprinter britânico da Groupama-FDJ, Jake Stewart, de apenas 22 anos, conseguindo superiorizar-se a Cardis no último fôlego! Vitória tangencial do homem de Coventry que vale o primeiro triunfo da carreira e também a liderança da classificação geral do Tour de l’Ain!

Amanhã disputa-se a etapa 2, com uma jornada montanhosa de 144 km, entre Saint-Vulbas e Lagnieu.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock