João Matias conquista emocionante primeira etapa da carreira na Volta a Portugal!
O barcelense João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) venceu a etapa 2 da Volta a Portugal, uma ligação de 181.5km entre Badajoz e Castelo Branco, batendo ao sprint o vencedor do primeiro dia, o estadunidense Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) e o uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor), que voltou a ser terceiro.
A segunda etapa começou com uma rápida formação da fuga do dia, após o ataque de Edwin Torres (Java Kiwi Atlantico) e de Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi). Fábio Oliveira (ABTF – Feirense) foi o primeiro a conseguir fazer a ponte, e depois dele também Francisco Marques (LA Alumínios – Credibom – Marcos Car) o conseguiu fazer, formando assim o quarteto escapado do dia.
A vantagem do grupo chegou aos 5min, e enquanto se acabavam de percorrer os primeiros 30km, uma grande queda deu-se no meio do pelotão, levando vários ciclistas ao chão, incluindo Tiago Machado (Rádio Popular – Paredes – Boavista). O famalicense conseguiu continuar em prova, mas Noah Granigan (Wildlife Generation Pro Cycling), Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) e Juan Fernando Calle (Caja Rural – Seguros RGA) foram forçados a abandonar.
Na dianteira, começou também pouco depois a batalha pelas metas intermédias, com Etxeberria a vencer os dois primeiros sprints intermédios e Torres as duas primeiras contagens de montanha. A vantagem dos escapados foi sendo progressivamente reduzida, enquanto a Glassdrive comandava o pelotão. Pouco após vencer a terceira meta volante do dia, com 24km para o fim, Etxeberria atacou e isolou-se na frente, deixando Torres e Oliveira na perseguição, enquanto Marques era absorvido pelo pelotão, de onde saltou José Mendes (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) para rapidamente chegar ao grupo intermédio.
Pouco antes da terceira e última contagem de montanha, o pelotão alcançou os perseguidores, e foi João Macedo (LA Alumínios – Credibom – Marcos Car) a levar a melhor sobre Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) pela segunda posição, enquanto Etxeberria passava na frente. Com os pontos conquistados anteriormente, Torres era o líder virtual da montanha.
Com 10km para o fim, o espanhol na dianteira foi alcançado, e o pelotão rolou compacto até final para discutir a vitória ao sprint. A Glassdrive tentou fazer a diferença já a menos de 5km da meta, numa zona de muito vento, com Afonso Eulálio e Fábio Costa a gastarem-se em prol da equipa, mas a não conseguirem fazer grandes diferenças, já que toda a gente rodava muito atenta. Já próximos do km final, uma nova queda aconteceu, com Tiago Machado novamente envolvido, desta vez com Esteban Guerrero (Electro Hiper Europa – Caldas), sem consequências graves.
António Carvalho (Glassdrive – Q8 – Anicolor) e Delio Fernandez (Atum General – Tavira – AP Maria Nova Hotel) entraram no último km na frente, mas foi a Tavfer quem jogou da melhor forma, com João Matias a arrancar para o sprint em primeiro lugar e a não ser ultrapassado por ninguém para conquistar uma bonita vitória para si e para a sua equipa. O vencedor da etapa 1, Scott McGill, foi segundo, e Maurício Moreira de novo terceiro.
Com os resultados do dia, Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) segue na liderança da geral, com 9s sobre Oliver Rees (Trinity Racing), que lidera a juventude, e Maurício Moreira. McGill segue no comando da classificação por pontos e Torres é o novo líder da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
