Juan Ayuso conquista a sua primeira vitória como profissional no Circuito de Getxo!
O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) venceu o Circuito de Getxo, uma clássica de 204.5km entre Bilbao e Getxo, batendo ao sprint o italiano Andrea Piccolo (Drone Hopper – Androni Giocattoli) e o neerlandês Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe).
O Circuito de Getxo começou com diversas tentativas de ataque com Juan Diego Alba (Drone Hopper – Androni Giocattoli), Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Ángel Madrazo (Burgos – BH), Alex Martin (EOLO – Kometa Cycling Team), Joey Rosskopf (Human Powered Health), Javier Gil (Bahrain Cycling Academy), Juan Guerrero (Electro Hiper Europa – Caldas) e Edwin Torres (Jawa Kiwi Atlántico) a formaram a fuga do dia. A fuga do dia conseguiu uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão.
A 65km do fim, Ayuso e mais três ciclistas da UAE Team Emirates atacaram e conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão. Uns km depois, os quatro ciclistas da UAE Team Emirates e a fuga do dia foram alcançados pelo pelotão . A 50km do fim, Alba, Jose Garcia (Electro Hiper Europa – Caldas) e Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi) estavam na frente da corrida com uma pequena vantagem sobre o pelotão. 12km depois, os três da frente foram alcançados pelo pelotão.
A 37km do fim, no Alto de Vivero, vários ataques aconteceram no pelotão mas nenhum deles conseguiu ganhar um espaço importante. 2km depois, Kelderman e Piccolo saíram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. A 20km da meta, os dois da frente tinham 47s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.
A 16km da meta, no Pike Bideia, Ayuso atacou e tentava chegar aos dois da frente. No topo do Pike Bideia, Ayuso estava a apenas 8s de Kelderman e Piccolo. A 9km da meta, na descida, Valentin Ferron (TotalEnergies) chegou a Ayuso e os dois começaram a colaborar para tentar chegar ao duo da frente. 3km depois, Ayuso e Ferron chegaram a Kelderman e a Piccolo. Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe) saiu do pelotão e tentava chegar aos quatro da frente.
A 4km da meta, os quatro da frente tinham 27s de vantagem sobre Buchmann e 33s sobre o pelotão. A 1km da meta, os quatro da frente começaram a marcar-se. 650 metros depois, Buchmann chegou aos quatro da frente. A 200 metros da meta, Kelderman lançou o sprint. Mas o neerlandês lançou o sprint um pouco cedo e foi passado a 50 metros da meta por Ayuso e Piccolo. O espanhol conseguiu aguentar o forte sprint do italiano, nos últimos metros, para conquistar a sua primeira vitória como profissional. Kelderman foi terceiro e Ferron quarto.
O português Ruben Guerreiro (EF Education-TIBCO-SVB) foi 58º a 2:15. Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 93º a 7:44 e Daniel Viegas (EOLO – Kometa Cycling Team) 104º a 10:50.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com