Annemiek Van Vleuten destrói a concorrência e sobe à liderança do Tour de France!
A neerlandesa Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) venceu a sétima etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 127.1km entre Sélestat e Le Markstein Fellering, após largar a neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx) a 62km da meta. Vollering foi segunda a 3:26 e a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig terceira a 5:16.
A etapa rainha do Tour começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 98km do fim, Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) e Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 3km depois, Ellen Van Dijk (Trek – Segafredo), Aude Biannic (Movistar Team), Chantal van den Broek-Blaak e Christine Majerus (Team SD Worx), Grace Brown, Vittoria Guazzini e Marie Le Net (FDJ-Suez-Futuroscope), Anna Henderson e Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma), Pfeiffer Georgi (Team DSM), Tiffany Cromwell e Soraya Paladin (Canyon // SRAM Racing), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Alexandra Manly e Ruby Roseman-Gannon (Team BikeExchange – Jayco), Lisa Brennauer (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Alice Arzuffi e Ilaria Sanguineti (Valcar – Travel & Service), Rachel Neylan e Victoire Berteau (Cofidis Women Team), Thalita de Jong, Valerie Demey e Silke Smulders (Liv Racing XSTRA), Sanne Cant e Christina Schweinberger (Plantur – Pura), Maike Van der Duin e Jesse Vandenbulcke (Le Col Wahoo), Hannah Barnes (Uno-X Pro Cycling Team), Sandrine Bideau e Margot Pompanon (St Michel-Auber93) e Tamara Dronova (Roland Cogeas Edelweiss Squad) saltaram do pelotão e juntaram às duas da frente.
A 86km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Vleuten atacou e Vollering foi a única que a seguiu. 1km depois, Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) saiu do pelotão e tentava chegar às duas da frente. A 82km do fim, o duo da frente tinha 40s de vantagem sobre Borghini, 1:20 sobre Brown, Evita Muzic e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez-Futuroscope), Silvia Persico (Valcar – Travel & Service), Katarzyna Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) e Juliette Labous (Team DSM), 1:30 sobre Urska Zigart (Team BikeExchange – Jayco) e Yara Kastelijn (Plantur – Pura). 1km depois, Zigart juntou-se ao grupo de Ludwig e Niewiadoma.
A 70km do fim, na primeira contagem do dia, Vollering foi a primeira a passar no alto. 7km depois, Brown perdeu o contacto com o grupo de Ludwig e Niewiadoma. Logo a seguir, na frente da corrida, Vollering não conseguia seguir o ritmo de Vleuten. A 57km do fim, na segunda contagem do dia, Vleuten foi a primeira a passar no alto.
A 33km do fim, no único sprint intermédio do dia, Vleuten foi buscar a pontuação máxima. 8km depois, Vleuten tinha 2:00 de vantagem sobre Vollering, 5:20 sobre Borghini e 6:05 sobre Niewiadoma, Persico, Ludwig, Zigart, Muzic e Labous. A 16km da meta, Muzic perdeu o contacto com o grupo de Niewiadoma e Ludwig. 3km depois, Persico perdeu o contacto com o grupo de Niewiadoma e a italiana impunha o seu ritmo. A 12km da meta, Borghini foi alcançada pelo grupo de Niewiadoma. Uns metros depois, Persico reentrou no grupo de Niewiadoma.
A 11km da meta, Niewiadoma atacou e a polaca foi seguida por Labous e Ludwig. 2km depois, Vleuten foi a primeira a passar no alto da última contagem do dia. A 5km da meta, Vleuten tinha 3:40 de vantagem sobre Vollering e 6:00 sobre Niewiadoma, Ludwig e Labous. Vleuten continuou com o seu ritmo e a neerlandesa venceu assim a etapa rainha do Tour. Vollering foi segunda a 3:26. Ludwig bateu ao sprint Labous e Niewiadoma para ser terceira a 5:16.
Vleuten é a nova líder da classificação geral e a neerlandesa também foi a combativa do dia. Marianne Vos (Jumbo – Visma) manteve a liderança da classificação geral. Vollering é a nova líder da classificação da montanha e Shirin Van Anrooij (Trek – Segafredo) é a nova líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com