Ballerini foi a trave de Rui Oliveira depois de 200kms em fuga!!

O italiano Davide Ballerini (Quick-Step Alpha Vinyl) venceu esta tarde a quarta etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 200.9km entre Durbuy e Courvin, batendo ao sprint José Joaquin Rojas (Movistar) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), companheiros de fuga durante todo o dia!

Numa nova etapa com várias colinas categorizadas, seis ciclistas formaram rapidamente o grupo que iria fazer doer as pernas ao pelotão. Kenneth Vanbilsen (Cofidis), Thijs Aerts (Baloise Trek Lions), Cameron Wurf (INEOS Grenadiers), Rojas, Ballerini e Rui Oliveira conseguiram escapar do pelotão e ganharam uma vantagem que chegou a ser de 7min perante um pelotão controlado pela Intermarche – Wanty – Gobert.

O grupo na dianteira começou desde cedo a lutar pelas metas intermédias, com Ballerini a vencer a quarta categoria do Côte d’Amonines, e Rui Oliveira o sprint intermédio de Cheoux. Pouco depois, foi Thijs Aerts a vencer a primeira categoria de Forneau Saint-Miche, ao km 51.9. Na primeira categoria do Côte de Daverdisse, Aerts voltou a passar na frente. No sprint intermédio de Couvin, a pouco mais de 50km do fim, foi Aerts quem venceu, com Vanbilsen em segundo e Rojas em terceiro.

Pouco depois, a Groupama – FDJ e a Bingoal Pauwels Sauces WB fizeram a perseguição antes da última subida do dia, conseguindo reduzir diferença para menos de 2:00. Enquanto isso, na frente, Vanbilsen vencia o último sprint intermédio do dia, em Presgaux. A Lotto Soudal acelerou o ritmo antes do Côte du Barrage du Ry de Rome e a desvantagem reduziu-se um pouco mais.

A fuga do dia.

Na chegada à subida, Biniam Girmay (Intermarche – Wanty – Gobert) foi o primeiro a acelerar, seguido por um ataque de Guillaume Martin (Cofidis). Aos poucos o trio da frente estava à vista. O líder da prova, Robert Stannard (Alpecin – Fenix) estava atento às movimentações, mas não conseguiu seguir Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo). O dinamarquês alcançou Ballerini, Rojas e Oliveira, que já tinham descartado os restantes companheiros de fuga, e com eles seguiu após a contagem. Stannard passou por algumas dificuldades, mas conseguiu manter-se no grupo dos favoritos.

Os últimos 5km em direção a Couvin foram feitos a toda a velocidade. Skjelmose, Ballerini, Rojas e Oliveira entraram na descida com uma ligeira vantagem sobre o grupo perseguidor, com o dinamarquês ao trabalho em busca de segundos. A AG2R liderava a perseguição e isso tornou o final emocionante. Perante o comando de Skjelmose, os restantes elementos marcavam-se para lutar pela vitória. Rojas acabou por descolar propositadamente para obrigar Rui Oliveira a gastar forças, e o português perdeu aí a chance de lutar pela vitória, já que gastou o seu sprint para recolar com o espanhol. Ballerini aproveitou a oportunidade e sprintou para o triunfo, à frente do espanhol e do português.

O reduzido pelotão chegou logo atrás, sem corte de tempo, e por isso Stannard manteve a liderança da geral e da juventude. Skjelmose subiu à liderança da classificação por pontos, Victor Campenaerts (Lotto Soudal) manteve a liderança da montanha e Casper Pedersen (Team DSM) dos sprints intermédios.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock