Do infortúnio à glória! Uttrup Ludwig vence etapa 3 do Tour com a camisola da Dinamarca!
A dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez-Futurosocpe) venceu a terceira etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 133.6km entre Reims e Épernay, batendo ao sprint a neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma) e a sul-africana Ashleigh Moolman-Pasio (Team SD Worx).
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 125km do fim, Martina Alzini (Cofidis Women Team) e Thalita de Jong (Liv Racing XSTRA) tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso. 9km depois, um corte aconteceu no pelotão devido ao vento e ao ritmo elevado. A 112km do fim, o segundo pelotão reentrou na frente da corrida. 1km depois, na primeira contagem do dia, Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) foi mais forte que Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) e foi a primeira a passar no alto.
A 99km do fim, Pauline Allin (Arkéa Pro Cycling Team) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. 10km depois, Femke Markus (Parkhotel Valkeburg) saltou do pelotão e juntou-se a Allin na frente da corrida. A 83km do fim, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. 1km depois, Allin e Markus atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. 9km depois, o duo da frente foram alcançadas pelo pelotão.
A 57km do fim, a Trek – Segafredo, a Team SD Worx e a Liv Racing XSTRA comandavam o pelotão que impunha um ritmo elevado. 3km depois, na segunda contagem do dia, Gerritse foi novamente mais forte que Chabbey e foi a primeira a passar no alto. Gerritse e Chabbey ficaram na frente da corrida e uns metros depois Audrey Cordon-Ragot (Trek – Segafredo) saltou do pelotão e juntou-se às duas da frente. A 49km do fim, as três da frente foram alcançadas pelo pelotão.
A 46km do fim, na terceira contagem do dia, Gerritse foi mais forte que Chabbey e foi a primeira a passar no alto. 1km depois, Alena Amialiusik (Canyon // SRAM Racing) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. A 42km do fim, Letizia Borghesi (EF Education-TIBCO-SVB) e tentava chegar à frente da corrida. 1km depois, Maria Giulia Confalonieri (Ceratizit-WNT Pro Cycling) saltou do pelotão e tentava chegar a Borghesi. A 33km do fim, Mischa Bredewold (Parkhotel Valkenburg) saiu do pelotão e juntou-se a Confalonieri e Borghesi.
A 24km do fim, Confalonieri e Borghesi foram alcançadas pelo pelotão. 3km depois, no sprint intermédio, Amialiusik foi buscar a pontuação máxima. A 18km da meta, Bredewold foi alcançada pelo pelotão. 2km depois, Amialiusik foi alcançada pelo pelotão. 2km depois, Vos, Ludwig, Pasio e Demi Vollering (Team SD Worx), Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo), Mavi Garcia (UAE Team ADQ), Liane Lippert e Juliette Labous (Team DSM), Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) e Silvia Persico (Valcar – Travel & Service) ficaram na frente da corrida. Uns metros depois, Ludwig, Vos e Labous perderam o contacto na frente da corrida.
A 15km do fim, na quarta contagem do dia, Vollering foi a primeira a passar no alto. Logo a seguir, Vollering e Lippert caíram mas as duas conseguirem voltar à bicicleta. Borghini, Pasio, Garcia, Persico e Vleuten ficaram na frente da corrida com 18s de vantagem sobre Ludwig, Vos e Labous. Vollering estava perto de chegar ao grupo de Vos com Kasia Niewiadoma (Canyon // SRAM Racing) e Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco). Lippert esteve perto de reentrar na frente da corrida mas a alemã teve um problema na bicicleta durante a descida e perdeu as hipóteses de reentrar na frente da corrida.
A 12km da meta, Vollering, Niewiadoma e Faulkner chegaram a Vos, Ludwig e Labous. 5km depois, o grupo perseguidor juntou-se às cinco da frente. Faulkner tentava sair do grupo da frente mas Vos não deixa a norte-americana ganhar um espaço importante. A 4km da meta, na subida do sprint bonificado, Pasio acelerou e Vleuten e Faulkner não conseguiam seguir o ritmo da sul-africana. No sprint bonificado, Borghini acabou por ser a mais forte e foi buscar 3s de bonificação. Niewiadoma foi buscar 2s de bonificação e Pasio 1s.
A 1.5km da meta, Vollering comandava o grupo da frente. 500 metros depois, Vleuten reentrou na frente da corrida. A 350 metros da meta, Niewiadoma lançou o sprint com Vos e Pasio na sua roda. A 100 metros da meta, Vos passou Niewiadoma e a neerlandesa parecia que ia para a vitória mas vinda de trás Ludwig vinha a voar e a dinamarquesa passou a camisola amarela para vencer a terceira etapa do Tour de France Femmes. Vos foi segunda e Pasio terceira. Vleuten teve um dia mau devido a estar doente e a neerlandesa foi décima a 20s.
Vos manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos. Gerritse é a nova líder da classificação da montanha e Julie de Wilde (Plantur-Pura) é a nova líder da juventude. Amialiusik foi a combativa do dia.

Os metros finais
Classificações
Results powered by FirstCycling.com