Vitória de Lazkano no Tour de Wallonie é a primeira lufada de ar fresco para a sobrevivência da Movistar!

O espanhol Oier Lazkano (Movistar) venceu com um ataque nos kms finais a segunda etapa do Tour de Wallonie, uma ligação de 176.8km entre Verviers e Herve, batendo o belga Loic Vliegen (Intermarche – Wanty – Gobert) por 2s e o espanhol Jesus Herrada (Cofidis) por 7s, após um dia passado em fuga, que terminou em sucesso!

A etapa começou com um ritmo rápido, com o líder da geral, Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl), bastante atento, a vencer o primeiro sprint intermédio do dia e os 3s de bonificação, ao km 23.3. Foi pouco após essa meta intermédia que surgiu a fuga do dia, com Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) a ser um dos elementos no grupo escapado, tendo a companhia de Victor Campenaerts (Lotto Soudal), Ben Swift (Ineos Grenadiers), Edward Theuns (Trek – Segafredo), Gianni Vermeersch (Alpecin – Deceuninck) e ainda Oier Lazkano.

A Quick-Step controlou a fuga numa fase inicial, nunca deixando os seis elementos ganharem mais de 4:45 de vantagem, parecendo manter todas as situações sob o seu olhar atento. Na frente, Gianni Vermeersch foi vencendo sucessivamente as várias contagens de montanha do dia, e colocou-se na liderança virtual da classificação. A 70km do fim, na subida para a primeira categoria do Côte de Lorce, Ivo, Swift e Theuns descolaram, deixando a frente com Vermeersch, Campenaerts e Lazkano, ainda com bastante terreno por percorrer.

A 59km do fim, foi Vermeersch a descolar, e pouco depois era Campenaerts quem levava a melhor no Côte de la Redoute, colocando-se na segunda posição provisória da classificação dos trepadores. Com o pelotão a 2min, uma nova movimentação aconteceu, com Robert Stannard (Alpecin – Deceuninck), Filippo Baroncini e Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo), Greg van Avermaet (AG2R Citroen Team), Fredrik Wandhal e Cian Uijtdebroeks (Bora – Hansgrohe), Jesus Herrada e Guillaume Martin (Cofidis), James Shaw e Ben Healy (EF Education – EasyPost), Omer Goldstein (Israel – Premier Tech), Loic Vliegen (Intermarche – Wanty – Gobert), Maxim van Gils e Harm Vanhoucke (Lotto Soudal). O grupo ganhou uma vantagem de cerca de 25s em La Redoute, e conseguiria chegar à frente, a 27km do fim.

Enquanto a junção não aconteceu, Campenaerts venceu a primeira categoria do Côte de Cornesse e estava já próximo da liderança provisória da classificação. O pelotão não conseguia responder, e a vantagem foi aumentando progressivamente para o grupo, que se colocava numa posição interessante para discutir também a geral. A movimentação decisiva deu-se a 4.6km do fim, com Lazkano a atacar para não mais ser alcançado e a alcançar assim a sua primeira vitória com as cores da Movistar! Vliegen e Herrada tentaram responder no km final, mas já não foram a tempo, e fecharam o pódio.

Robert Stannard foi quarto e assume agora a liderança da geral, depois de o anterior líder, Julian Alaphilippe, não ter conseguido seguir a movimentação. Stannard é também o melhor jovem, enquanto Lazkano lidera por pontos e Vermeersch na montanha.

Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) chegaram em 108º e 109, ambos a 16:51 do vencedor.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock