Philipsen vence nos Campos Elísios na consagração de Jonas Vingegaard como o vencedor do 109º Tour de France!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a 21ª e última etapa do 109º Tour de France, uma ligação de 115.6km entre a La Defensa Arena e os Campos Elísios em Paris, batendo ao sprint o neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange – Jayco) e o norueguês Alexander Kristoff (Intermarche – Wanty – Gobert), na jornada que consagrou Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) como o grande vencedor da Grand Boucle!
A jornada final do Tour de France foi desde cedo animada, com Wout van Aert (Jumbo – Visma) a arrancar logo ao km 0, com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Jonas Vingegaard na roda, por pura diversão! Os três ganharam alguma vantagem sobre o pelotão, mas rapidamente esperaram porque o dia era para celebrar. Após as tradicionais foto dos vencedores e de equipa, com e sem copo de champanhe na mão, o pelotão rolou até ao circuito dos Campos Elísios, onde a etapa aumentou de ritmo para se decidir quem iria vencer no tradicional sprint final.
Vários foram os grupos que conseguiram escapar ao pelotão já dentro do circuito, mas a distância nunca foi muita e todos eles acabavam por ser naturalmente alcançados. O mais significativo continha Maximilian Schachmann (Bora – Hansgrohe), Jonas Rutsch e Owain Doull (EF Education – EasyPost), Olivier Le Gac e Antoine Duchesne (Groupama – FDJ). Os cinco ganharam cerca de 20s sobre o pelotão durante largos kms, mas seriam absorvidos a 7km da meta.
A 6km do fim, Tadej Pogacar e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) tentaram surpreender com um ataque, mas o pelotão não lhes deu espaço, já que representavam um grande perigo para a discussão ao sprint. Benjamin Thomas (Cofidis) surgiu na frente a 1.6km do fim, mas não conseguiu sair e foi a BikeExchange que lançou o sprint com Luka Mezgec! Groenewegen ficou exposto ao vento ainda muito cedo, graças a Mads Pedersen (Trek – Segafredo) ter abdicado, e Philipsen conseguiu aguardar pelo momento certo para arrancar e conquistar um triunfo por larga margem, provando-se como o melhor sprinter deste Tour de France!
A Jumbo – Visma terminou tranquilamente a 51s do vencedor, celebrando a vitória no Tour de France, com a conquista das camisolas amarela e das bolinhas por Vingegaard, e verde por Wout van Aert! As restantes classificações foram ganhas por Pogacar, na juventude, e pela Ineos Grenadiers, na coletiva. van Aert foi também o super combativo deste Tour!
Nelson Oliveira (Movistar) cortou a meta no 40º posto, com o mesmo tempo do vencedor, e fecha assim o Tour na 52ª posição da geral, a 2:57:39 de Vingegaard.
Os Pódios de Paris
Classificações
Results powered by FirstCycling.com