Incêndio impede discussão na rampa de San Lorenzo de El Escorial e Abel Balderstone sagra-se vencedor da Vuelta a Madrid!
A Vuelta a Madrid Sub23 teve de ser neutralizada já na última parte da quinta etapa, devido a um incêndio florestal, e assim Abel Balderstone (Caja Rural – Alea) sagrou-se vencedor da edição de 2022 da corrida. Faltando cerca de 15km para o final, a Direção da prova decidiu suspender a etapa, tomando como referência o tempo na rotunda de La Cruz Verde. Deste ponto até ao final, os corredores rodaram juntos sem qualquer disputa em jogo.
Apesar deste contratempo, o restante da Vuelta foi realizado normalmente. A Caja Rural – Alea foi a equipa mais forte, com o destaque para o o catalão Abel Balderstone, líder da classificação geral, da regularidade e vencedor das duas primeiras etapas. Por outro lado, Pablo García (Caja Rural – Alea) venceu a última etapa. No momento da neutralização, o corredor e companheiro de equipa de Lucas Lopes estava mais de 2:00 à frente do grupo principal e foi declarado o vencedor do dia.
Abel Balderstone (Caja Rural – Alea) venceu assim a geral e a classificação por pontos, Lucas Towers (Previley – Coforma) foi o melhor ciclista sub-21 e Gabriel Rodas (Caja Rural – Alea) o melhor ciclista da região de Madrid. A classificação da montanha foi conquistada por José Marín (Telcom – On Clima – Osés) e dos sprints intermédios por Maxime Renoux (Laboral Kutxa).
Portugal esteve representado por João Barbosa (Escribano Sports Team) que desistiu no final da etapa 2. O brasileiro e nosso conhecido Victor Paula (Valverde Team – Ricardo Fuentes) terminou a prova na 79ª posição a 42:33 do vencedor.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Texto de publicação:
Sabor agridoce para uma parte dos corredores que pretendiam fazer diferenças na rampa final da Vuelta a Madrid, mas a segurança estava em primeiro, e a competição ficou neutralizada a 17kms da meta devido a um incêndio florestral.