Lorena Wiebes faz história e é a primeira ciclista a vestir a amarela no Tour de France Femmes!
A neerlandesa Lorena Wiebes (Team DSM) venceu a primeira etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 81.6km entre a Torre Eiffel e os Champs-Élysées, batendo ao sprint a neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma) e a belga Lotte Kopecky (Team SD Worx).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 74km do fim, Nina Buijsman (Human Powered Health) saiu do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. 4km depois, várias ciclistas saíram do pelotão e juntaram-se a Buijsman na frente da corrida. A 68km do fim, as fugitivas foram alcançadas devido ao forte ritmo imposto pela Team DSM.
Durante 4km vários ataques aconteceram no pelotão mas nenhum deles teve sucesso. A 64km do fim, Mischa Bredewold (Parkhotel Valkenburg) e Emily Newsom (EF Education-TIBCO-SVB) saltaram do pelotão e ficaram com uma vantagem de cerca de 10s. A 49km do fim, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. 1km depois, no primeiro sprint intermédio, Vos foi mais forte que Wiebes e foi buscar a pontuação máxima.
A 45km do fim, Pauline Allin (Arkéa Pro Cycling Team) saiu do pelotão e ficou isolada na frente da corrida. 13km depois, Henrietta Christie (Human Powered Health) saltou do pelotão e juntou-se a Allin na frente da corrida. A 28km do fim, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. 2km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Kopecky foi mais forte que Alexandra Manly (Team BikeExchange – Jayco) e foi buscar a pontuação máxima.
A 24km do fim, Femke Markus (Parkhotel Valkenburg), Anne Ysland (Uno-X Pro Cycling Team) e Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 4km depois, na única contagem do dia, Markus foi mais forte que Ysland e foi a primeira a passar no alto. A 19km do fim, as três da frente foram alcançadas pelo pelotão. 1km depois, Gladys Verhulst (Le Col Wahoo) atacou e ficou isolada na frente da corrida.
A 13km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Christine Majerus (Team SD Worx) e Alana Castrique (Cofidis Women Team). Castrique não conseguiu continuar e foi obrigada a abandonar a prova. 3km depois, Verhulst tinha 40s de vantagem sobre o pelotão. A 6km da meta, mais uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Amanda Spratt (Team BikeExchange – Jayco) e Laura Sussemilch (Plantur – Pura).
A 5km da meta, Verhulst tinha 10s de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, a francesa foi alcançada pelo pelotão. A 2km da meta, a Movistar Team, a Trek – Segafredo e a Jumbo – Visma estavam na frente do pelotão. Na última curva, Ellen Van Dijk (Trek – Segafredo) comandava o pelotão e Wiebes estava a subir com a sua equipa pelo lado esquerdo da estrada. Nos metros finais, Anna Henderson (Jumbo – Visma) comandava o pelotão. A 250 metros da meta, Vos lançou o sprint e logo a seguir Wiebes lançou o seu sprint. Wiebes foi mais forte que Vos, nos últimos metros, e a neerlandesa venceu assim a primeira etapa do Tour de France Femmes. Kopecky foi terceira.
Wiebes é assim a primeira líder da classificação geral. A neerlandesa também é a primeira líder da classificação por pontos. Markus é a primeira líder da classificação da montanha e Maike Van der Duin (Le Col Wahoo) é a primeira líder da juventude. Verhulst foi a combativa do dia.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
